A série Viper retrata a história do governo federal americano na tentativa de combater o crime da cidade fictícia de Metro City, interpretado por James McCaffrey, Dorian Harewood e Joe Nipote. Esta série iria ter apenas uma temporada, que foi para o ar em 1994, mas devido ao seu sucesso acabou por ter mais três temporadas.

A arma utilizada pela equipa, e também parte do enredo principal, era um automóvel designado por Viper Defender e que deu o nome à série. Este automóvel incorporava bastantes gadgets tal como o KITT de Knight Rider, veículo no qual o Viper Defender foi inspirado.

Ao contrário da maioria dos automóveis utilizados em Hollywood, este foi mesmo desenhado pela Chrysler, mais concretamente pelas mãos de Steve Ferrerio, construído pela Unique Movie Cars sob a base alongada do Viper RT/10. Os Viper RT/10 utilizados para a transformação no Viper Defender eram protótipos e automóveis de desenvolvimento que seriam destruídos. No total foram construídos 14 exemplares.

Presente neste artigo está um dos automóveis utilizados no filme e construído sob um chassis do Viper RT/10 de 1993, com uma carroçaria construída em fibra de vidro. Está equipado com o motor V8 Chrysler 360, de 5,9 litros de cilindrada, com alimentação feita através de um carburador quadruplo Edelbrock e tampas das válvulas Mopar. O motor está acoplado a uma caixa automática Chrysler 727. É dos poucos exemplares em que o interior e exterior estão completos e que pode ser conduzido.

No passado dia 4 de Abril foi a leilão através da Bring a Trailer, sendo vendido por 141.777 dólares, quase 130 mil euros. No odómetro mostra apenas 190 milhas percorridas, cerca de 300 quilómetros, que terão sido acumulados durante as filmagens da série.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.