Ofensiva de híbridos Plug-in da Peugeot começa já em 2019

10/12/2018

A Peugeot revelou mais informações e novos detalhes relativos aos seus novos híbridos Plug-in, que têm chegada prevista ao mercado nacional no decorrer do próximo ano, com os 3008 e 508 a serem os primeiros a desfrutar desta tecnologia de nova geração que alia prestações a baixos consumos.

No outono de 2019, a Peugeot irá apresentar os conceitos Hybrid e Hybrid4, este último de quatro rodas motrizes, que estarão disponíveis, respetivamente, nos 508 e 3008, prometendo uma elevada polivalência de utilização graças à possibilidade de circular em modo de zero emissões. A marca promete liberdade de escolha nas suas variantes, com duas ou quatro rodas motrizes e potências de 225 CV ou 300 CV.

Para estes sistemas, a Peugeot escolheu o motor a gasolina 1.6 Puretech, que recebeu, para o efeito, um sistema combinado alternador/motor de arranque, bem como uma estrutura de refrigeração específica. A sua potência máxima é de 180 CV na versão Hybrid e de 200 CV na versão Hybrid4.

Motor a gasolina foi o eleito

O motor PureTech está associado a uma caixa automática de oito velocidades e-EAT8 (Electric Efficient Automatic Transmission 8), especifica das motorizações Plug-in Hybrid. O eixo dianteiro alberga também um motor elétrico de 110 CV/80 kW associado à caixa.

Para assegurar transições otimizadas e impercetíveis entre funcionamento elétrico e térmico, o conversor de binário das versões térmicas cede o seu lugar a uma embraiagem multidiscos em banho de óleo. Todas estas modificações possibilitam mais 60 Nm de binário nos regimes elevados, para maior reatividade.

Nas versões Hybrid4, o eixo traseiro de braços múltiplos está equipado com um inversor, um motor elétrico de 110 CV/80 kW e um redutor para ativar as quatro rodas motrizes. De acordo com a Peugeot, a sua integração não teve qualquer impacto na habitabilidade, o mesmo se aplicando com o posicionamento das baterias de iões de lítio (300 V).

Encontra-se alojada sob os assentos da segunda fila de bancos, tanto nas versões Hybrid (11.8 kWh) como nas versões Hybrid4 (3.2 kWh). Em modo 100% elétrico, esta capacidade garante uma autonomia até 50 quilómetros no método de avaliação WLTP. As deslocações em modo 100% elétrico são possíveis até aos 135km/h, antes de o motor térmico assumir o comando.

O carregamento da bateria varia entre as oito horas numa tomada doméstica de 3.3 kW/16A, as cerca de quatro horas numa tomada reforçada do tipo Green’up (carregador de 3.3 kW/14A) e menos de duas horas caso se recorra a uma Wallbox (carregador de 6.6 kW em opção, 32A). A forma de conduzir também ajuda a carregar a bateria, uma vez que estes Peugeot passam a dispor de uma nova função ‘Brake’ (travão), permitindo uma desaceleração do veículo sem recurso ao pedal do travão. Ativa-se com um simples toque para trás no comando da caixa de velocidades automática Shift and Park by wire. Um segundo toque desativa a função.

A RETER

Chegam no outono de 2019

Dois sistemas híbridos Plug-in: um de 225 CV e outro de 300 CV

O mais potente estará presente no 3008 GT com quatro rodas motrizes (Hybrid4)

Os novos híbridos da marca do ‘leão’ terão ainda diferentes modos de condução, havendo o óbvio Zero Emission, 100% elétrico, mas também os Sport, Hybrid e Confort, sendo que no caso do 3008 Hybrid4 há ainda um outro modo denominado 4WD para melhor motricidade.

Detalhes técnicos dos 508 e 3008 GT

No caso dos 508 e 508 SW Hybrid, o o motor PureTech de 180 CV surge associado a um motor elétrico de 110 CV/80 kW para uma potência máxima combinada de 225 CV/165 kW, com tração dianteira. As emissões de CO2 são inferiores a 49g de CO2 por quilómetro em dados WLTP, com uma autonomia elétrica de 40 quilómetros. A habitabilidade foi preservada e os volumes de bagageira são idênticos aos das versões térmicas (487 litros para a berlina e 530 litros para a carrinha).

Já no caso do 3008 GT Hybrid4, de quatro rodas motrizes, a potência total é de 300 CV/220 kW, fruto da combinação do motor PureTech de 200 CV com dois motores elétricos (um à frente e outro no eixo traseiro), cada um com 110 CV/80 kW de potência. A aceleração de zero a 100km/h é cumprida em 6,5 segundos. A capacidade da bateria é de 13,2 kWh para uma autonomia 100% elétrica de 50 km (WLTP) e menos de 49g de CO2 por quilómetro.

Sabe-se já que a motorização Hybrid4 estará disponível exclusivamente na versão GT com revestimentos exclusivos Alcantara Cinza Gréval acompanhada de elementos decorativos em madeira genuína de carvalho envelhecido Grey Oak.

Alguns meses após o lançamento, juntar-se-á uma versão de duas rodas motrizes Hybrid de 225 CV, a mesma configuração do 508.

A travagem de alta eficácia energética i-Booster recupera instantaneamente a energia durante as travagens ou desacelerações (energia que se vê, normalmente, dissipada nas versões térmicas). O i-booster integra uma bomba elétrica em vez da bomba de vácuo das versões térmicas.

Além dessa, passa a contar com uma função e-SAVE, a qual permite ao condutor guardar a carga da bateria disponível para utilização posterior (10 km, 20km ou a carga total da bateria).

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