A estratégia de eletrificação da Opel arranca em pleno no ano de 2019, não só com a variante híbrida Plug-in do Grandland X, mas também com o primeiro Corsa elétrico, que é o seu modelo ‘best-seller’, com mais de 13.6 milhões de unidades produzidas. Com a mesma plataforma do Peugeot 208 de nova geração, o Corsa-e abre as encomendas, seguindo-se as variantes Diesel e a gasolina.
Para o modelo elétrico, a Opel recorre a um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e 260 Nm de binário, o que lhe confere uma autonomia estimada de 339 quilómetros, já de acordo com a norma WLTP. Recorre a uma bateria de 50 kWh adaptada para receber carga rápida, atingindo 80% da sua capacidade em 30 minutos. O Corsa-e está preparado para todas as opções de carregamento – através de tomada doméstica, posto de parede (‘wallbox’) e carga rápida – com a bateria a possuir cobertura de garantia de oito anos. O estado de carga pode ser consultado através da aplicação ‘MyOpel’ com o objetivo de facultar controlo sobre horários e custos de recarregamento.
A autonomia do Corsa-e pode ser ajustada pelo condutor graças a três modos de condução: Normal, Eco e Sport. O modo Sport modifica a resposta do sistema para tornar o Corsa-e ainda mais dinâmico, enquanto no polo oposto, o modo Eco incrementa a eficiência e autonomia.
A potência elétrica do motor permite, de acordo com a marca germânica, uma condução dinâmica, graças à entrega do binário praticamente desde o arranque. O Corsa-e acelera de zero a 50 km/h em 2,8 segundos e atinge os 100 km/h em 8,1 segundos.
Design evolutivoA Opel estreia também uma nova filosofia de design com este novo Corsa, com aparência dinâmica graças a dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores. Com comprimento total de 4,06 metros, o Corsa permanece um ‘cinco lugares’, ainda que a linha de tejadilho esteja 48 mm mais baixa, ao estilo ‘coupé’, sem que isso afete o espaço em altura no habitáculo. O condutor senta-se num plano mais baixo (redução de 28 mm). Os bancos podem ter revestimento em couro.
O comportamento dinâmico beneficia do centro de gravidade mais baixo, com o objetivo de obter uma resposta melhorada.
Equipamento reforçado
O Opel Corsa-e faz a estreia de diversos sistemas de assistência à condução avançados, como os faróis adaptativos de matriz de LED que surgem no segmento dos ‘sub-compactos’ pela primeira vez. Os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, de nova geração, adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego. Na segurança, a nova câmara dianteira permite reconhecimento de sinais de trânsito e deteta informação adicional como sinais de LED.
Além disso, o Corsa-e também estreia sistemas de informação e entretenimento: o Multimedia Navi, com ecrã tátil de sete polegadas, e o topo de gama Multimedia Navi Pro, com ecrã tátil de 10 polegadas, também oferecem os novos serviços telemáticos “Opel Connect”, com funções como navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como ligação direta a assistência em viagem e chamada de emergência.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.