Os automóveis que ajudaram as estrelas a brilhar

24/08/2021

Longe da época das selfies e outros posts, por vezes exibicionistas, que os famosos publicam nas redes sociais, eis a segunda série de fotos cheia de glamour, elegância ou, como dizem os anglo-saxónicos, de cool, onde claro, não podiam faltar os automóveis.

Marylin Monroe – Chrysler 300 H

O ícone Marylin Monroe, aqui num momento de aparente tranquilidade num Chrysler 300 H convertible, também teve outros ícones da produção automóvel americana, como o Chevrolet Corvette, Cadillac Eldorado ou Ford Thunderbird.

Mick Jagger – Aston Martin DB6

Em Agosto de 1966 o cantor dos Rolling Stones vê-se envolvido num pequeno acidente de trânsito. O facto de ter um Aston Martin DB6 algo danificado não parece tirar-lhe a descontracção. Entre outras aquisições, o músico foi igualmente proprietário de um Morgan, de um Citroën SM e de um Ferrari 288 GTO, com os quais deve ter tido, sem dúvida, muita… satisfaction.

Miles Davis – Ferrari 275 GTB/4

O autor de “Birth of the cool” era naturalmente sensível ao som de um automóvel, o que podia até constituir um critério para as suas escolhas. E não há melómano que resista ao som do V12 do 275 GTB/4! Miles Davis era um fiel da marca de Maranello, tendo adquirido ainda um 308 GTS, um Testarossa e um Mondial. Mas também não podia ficar indiferente ao revolucionário Lamborghini Miura!

Muhammad Ali – Citroën DS

Nas suas deslocações em Kinshasa, onde se encontrava para participar no “combate do século” contra Georges Foreman, Muhammad Ali utilizou um Citroën DS na capital do então Zaire. Atrás do DS, o nosso bem conhecido Toyota Corolla!

Nina Simone – Mercedes-Benz 220 SE Cabriolet

“And I’m feeling good”, poderíamos nós dizer, sentados neste cabriolet Mercedes, menos desportivo que os famosos SL, mas capaz de ir em digressão pela estrada fora com o máximo conforto.

Paul McCartney – Land Rover

Mais do que uma fotografia cool, é simplesmente o retrato de uma família de dois artistas talentosos, Paul que dispensa apresentações e Linda fotógrafa americana. O Land Rover era seguramente mais prático que o seu Aston Martin DB6 para levar a família (cão incluído) para um passeio à beira mar.

Sean Connery – Porsche 356 A

Já são conhecidas as fotos de Sean Connery com o Aston Martin DB5, utilizado em Goldfinger ou Thunderball. Mas com um Porsche 356 já é mais raro! Não consta que o departamento de Q tenha efectuado alterações neste 356, pelo que é provável que o mesmo não tenha nem banco ejectável nem metralhadoras.

Sophia Loren – Mercedes-Benz 300 SL

As coisas não parecem estar a correr bem para Sophia Loren, no “Rally del cinema”, organizado em 1956 e no qual a actriz italiana participa ao volante de um fantástico Mercedes-Benz 300 SL. Um dos desportivos alemães mais glamour e uma actrizes italianas mais talentosas juntos numa foto!

Steve McQueen – Porsche 356 Speedster

Igualmente conhecido como “The King of Cool”, Steve McQueen era também um apaixonado por automóveis. Isso era evidente, quer nos filmes em que o Mustang de Bullit, o Porsche 911 e o 917 de Le Mans eram verdadeiros protagonistas, quer na sua vida pessoal em que esteve ao volante de automóveis marcantes, como o Jaguar XKSS ou este 356 Speedster.

Steve McQueen – Ferrari 250 GT Lusso

Mais uma fotografia de Steve McQueen. Porque é um Ferrari 250 GT Lusso! Porque é Steve McQueen! E porque este artigo até podia ser só sobre este grande actor e petrolhead!

Por Bruno Machado/Jornal dos Clássicos