Todos os carros elétricos para experimentar em Leiria

Leiria será palco do maior encontro de veículos elétricos em Portugal. Uma iniciativa da UVE que pretende oferecer ao público o contacto com a mobilidade elétrica, da melhor forma – experimentando-a

No próximo domingo, dia 8 de julho, a cidade de Leiria vai ser palco do mais silencioso desfile de veículos do país. A compor a caravana vão estar carros, motos, bicicletas e outros veículos que têm uma coisa em comum – movem-se exclusivamente a energia elétrica. O silencioso desfile é um dos pontos altos do 6º Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2018, uma iniciativa promovida pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Centenas de participantes são esperados naquilo que o Presidente da UVE, Henrique Sanchez, define como a grande festa da mobilidade elétrica em Portugal. “Mais do que um encontro para partilha de experiências e convívio entre os utilizadores de veículos elétricos, este evento pretende ser um grande momento de divulgação e promoção de uma nova cultura de mobilidade elétrica.” Para o presidente da associação e um dos pioneiros da mobilidade elétrica em Portugal, o grande atrativo do encontro “é o público poder conhecer quase toda a oferta de veículos elétricos à venda em Portugal, e melhor do que isso, poder experimentá-la em circuitos de test-drive que criámos para o efeito, para que as pessoas possam fazer aquilo que chamamos o seu batismo elétrico.”

O ENVE 2018 estrá concentrado nos dias 7 e 8 de Julho em Leiria, junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. “Este ano o Encontro Nacional vai contar com um número recorde de expositores, reunindo 45 marcas e empresas ligadas à Mobilidade Elétrica, em todas as suas vertentes, construtores de automóveis, motos e bicicletas elétricas, fabricantes de sistemas de carregamento para veículos elétricos, sejam carregadores rápidos, normais, domésticos ou portáteis, serviços técnicos dedicados aos veículos elétricos, seguros, sistemas de produção de eletricidade através de painéis fotovoltaicos comercializadores e operadores da mobilidade elétrica.”, explica Henrique Sanchez.

Além da área de exposição, o evento será ainda palco de diversas atividades para toda a família: “Vamos ter zonas de animação e street food, bem como uma área de experimentação, circuitos de prevenção rodoviária para os mais pequenos, de carrinhos de choque elétricos, de Twizzy para os adolescentes e do kart elétrico desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria, para que as pessoas possam experimentar as emoções da aceleração elétrica bem perto do asfalto.”

Entre outras novidade da edição deste ano, destaque para a conversão de um Land Rover com um motor de combustão interna num Land Rover elétrico, conversão essa que será feita durante todo o fim-de-semana. No recinto da exposição “iremos recriar o 1.5 grau, desenhado pelos carros elétricos e pelas motos elétricas, que indica o aumento máximo da temperatura que o planeta Terra pode suportar sem pôr em causa o nosso futuro, será feita uma foto aérea”, acrescenta Henrique Sanchez.

Finalmente, haverá espaços de debate e partilha de experiências, nas chamadas tertúlias elétricas que reunirão especialistas e utilizadores para avaliarem o estado da nação em matéria de mobilidade elétrica: “Teremos também representantes das nossas congéneres espanhola e brasileira, que nos irão explicar como está a evoluir a mobilidade elétrica nos seus respetivos países.”

Outra proposta original do ENVE 2018 é colocar os donos e utilizadores de carros e veículos elétricos a falar dos seus próprios carros. “Quem melhor do que o seu utilizador para explicar questões práticas de cada carro e responder a perguntas do público sobre autonomia, tempo de recarga, dificuldades e obstáculos na utilização do veículo e até apontar alguns defeitos que os construtores possam corrigir ou melhorar.”

Para suprir as necessidades de recarga de mais de três centenas de veículos elétricos que vão acorrer a Leiria, a organização em conjunto com a autarquia local e a MOBI.e reforçaram fortemente a capacidade instalada: “Nesta zona estarão um total de 26 postos de carregamento, sendo três posto de carregamento rápido de 50kW (DC), 16 postos de carregamento normal de 11 kW (AC) e 7 postos de carregamento normal de 3.7 kW (AC), totalizando um total de 350 kW disponíveis para carregar todos os veículos elétricos presentes.”

A debilidade da rede pública de carga rápida, a falta de definição de um tarifário e de liberalização do mercado de abastecimento, serão certamente motivos de reflexão e debate durante as tertúlias elétricas, porque, conforme explica Henrique Sanchez, “esse é um dos principais obstáculos à disseminação das tecnologias de mobilidade elétrica. A rede pública de carregamento não está a acompanhar o ritmo das vendas deste tipo de veículos”.

As vendas de elétricos continuam a bater recordes. Este ano já se venderam 738 unidades de automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV+PHEV) permitindo aos elétricos atingir uma quota de 3.1% de todo o mercado, o que representa um aumento de 163% em relação a maio de 2017. “Este crescimento vai ter tendência a acentuar-se o que vai obrigar a rever algumas das políticas, nomeadamente no que respeita à rede pública de carga e também do regime dos incentivos e estímulos à mobilidade elétrica”, conclui Henrique Sanchez.