Os carros inesquecíveis desenhados por Ian Callum

08/06/2019

Ian Callum anunciou a sua retirada da indústria automóvel, deixando o cargo de diretor de Design da Jaguar após 20 anos de funções a idealizar alguns dos mais belos automóveis da marca britânica, como o E-Type, o XJ ou o mais vanguardista i-Pace. No entanto, a longa carreira daquele designer britânico tem muitos outros automóveis no seu legado.

O anúncio já era esperado e agora já existe uma data definitiva para a saída de Ian Callum da estrutura diretiva da Jaguar: 1 de julho. Será a partir dessa data que Julian Thomson, atual Creative Design Director, terá a seu cargo a tarefa de suceder a Callum como líder da equipa de design da emblemática marca britânica. Por seu turno, o projetista atual não irá largar por completo a Jaguar, tornando-se assessor de design.

Desde que chegou à Jaguar em 1999, Ian configurou uma equipa de design de primeira linha, estabelecendo uma nova filosofia de design e revitalizando a gama de produtos com modelos premiados. Entre estes incluem-se o F-Type, o primeiro desportivo de dois lugares da Jaguar, passando pelo emblemático E-Type, as berlinas XE, XF e XJ, e os primeiros SUV da marca, o F-Pace, o E-Pace e o recente modelo totalmente elétrico I-Pace, que obteve em abril os prémios ‘World Car of the Year’, ‘World Car Design of the Year’ e ‘World Green Car’ de 2019.

Callum passou os primeiros 12 anos da sua carreira na Ford Design Studios até chegar ao cargo de Chief Designer da TWR Design, onde foi responsável pelos modelos Aston Martin DB7, Vanquish e DB9. Amplamente reconhecido como um dos maiores talentos do design automobilístico, em 2005 recebeu o título da ‘Royal Designer for Industry’ da RSA. Em 2014, recebeu a medalha Minerva, o galardão mais destacado concedido pela ‘Chartered Society of Designers’ pelos feitos conseguidos ao longo da sua carreira.

Comecei neste posto com a missão de devolver ao design da Jaguar o lugar que este merecia. Depois de 20 anos de trabalho acho que atingi o meu objetivo. Atualmente, os produtos e a equipa de design estão num grande momento, pelo que sinto que chegou a hora de virar a página, tanto a nível pessoal como profissional e explorar outros projetos de design. Toda a vida sonhei com projetar veículos da Jaguar e estou encantado de poder continuar ligado à marca como assessor. Há 18 anos que trabalho lado a lado com Julian Thomson; é um projetista com um talento descomunal e acredito que será a pessoa ideal para liderar o próximo capítulo da história do design da Jaguar”, referiu Callum.

Para trás, fica uma lista com alguns dos modelos mais impressionantes da indústria automóvel, os quais poderá recordar na galeria de cima.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.