Os drones vão iluminar o caminho do Audi ‘off-road’ do futuro

11/09/2019

A Audi imaginou como serão os todo-o-terreno mais radicais no futuro e o resultado é um concept muito agressivo que parece recorrer a muitos dos traços das viaturas do universo de ‘Max Max’. Porém, o Audi AI:TRAIL quattro diferencia-se por ser amigo do ambiente e por estar dotado de tecnologias inovadoras. Exemplo disso são os drones que substituem os faróis…

Num exercício de imaginação bastante criativo, a marca dos quatro anéis mostra como poderia ser um ‘off-roader’ agressivo, mas com muitas potencialidades em termos tecnológicos. Uma das mais impressionantes é a dos faróis em estilo drone que abrem o caminho para o AI:TRAIL quattro em locais obscuros como florestas. Além de funcionarem como iluminação, os drones podem também fazer de câmeras para registar os eventos da aventura, transmitindo as imagens para o ecrã em frente do condutor por via de ligação Wi-Fi.

Esses drones são triangulares e estão dotados de tecnologia LED MATRIX, podendo aterrar nas barras dos tejadilhos ou diretamente no tejadilho, para elementos de carga por indução. A Audi deu-lhes o nome de Audi Light Pathfinders, tendo um design leve e altamente tecnológico com elevada capacidade de iluminação. Voando à frente do AI:TRAIL, os drones circulam usualmente aos pares, mas podem acrescentar mais luz caso seja necessário, chamando mais alguns drones.

Robustez máxima

Naturalmente um exercício de estilo, este Audi de visual robusto surge no Salão de Frankfurt com uma pose imponente, sobretudo pelas suas rodas de grandes dimensões (22 polegadas) e pela carroçaria em formato de diamante e concebida numa mistura de aço de elevada tecnologia, alumínio e de fibra de carbono para um peso de base que é de apenas 1750 kg.

Graças a isso, dota os passageiros de uma sensação permanente de desafogo e de amplitude de visão, deixando observar o ambiente em redor. Este concept tem um comprimento de 4,15 metros e uma altura de 1,67 metros, resultando assim num veículo compacto. A altura ao solo é de 34 cm, para poder atravessar locais mais complicados.

Esse mesmo ambiente é protegido pelo facto de contar com motorização elétrica (quatro motores, um por cada roda, para uma potência de 320 kW e um binário máximo de 1000 Nm), associada a sistema de tração integral quattro da Audi, com o conceito imaginado por Oliver Keyerleber, Diretor de projetos de design de protótipos na Audi a dispor de um baixo centro de gravidade com a bateria de iões de lítio colocada em posição central sob o piso. A sua autonomia varia consoante o tipo de piso, entre os 400 a 500 quilómetros em pisos de asfalto ou de pouca dificuldade no ‘off-road’ e os 250 quilómetros, causados pelo escorregamento de rodas ocasional que consome mais energia. A velocidade máxima é de 130 km/h.

O condutor pode escolher a condução autónoma de nível 3 (em estradas de floresta) ou 4 (em estradas asfaltadas), embora a marca adiante que em pisos mais duros o condutor terá de assumir o comando das operações. “Isso permite que o condutor ora se concentre na natureza com todos os seus sentidos, ora desfrute de uma mistura especial com o sentimento de estar ao volante e de ter uma experiência no exterior – no verdadeiro sentido da palavra”, refere Keyerleber.

No interior, o Audi mostra igualmente a sua conexão com a natureza, eliminando os bancos traseiros e, no seu lugar, apresentando duas bancos pendurados como se fossem redes de deitar, mas que também podem ser retiradas do veículo e acompanhar os passageiros para as suas escapadelas. As pegas são feitas de corda de trepar entrelaçada através de técnicas de macramé e encostos dos bancos que têm tratamento antibacteriano, repelente de sujidade e revestimento. Outros objetos podem ser levados no interior, como garrafas de água ou lanternas. Quanto aos materiais, uma vez mais, a Audi aposta na simbiose com a natureza, recorrendo a algodão, feltro ou madeira.

O AI:TRAIL Concept é o quarto de uma série de protótipos que teve início com o Aicon em 2017, seguindo-se depois os AI:ME e AI:RACE.

*Em Frankfurt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.