A primeira Volta Elétrica a Portugal, organizada pela Mercedes-EQ e pelo Clube Escape Livre, teve como objetivo derrubar alguns mitos da mobilidade 100% elétrica – como a autonomia e tempo de carregamento – e provar que a poupança é real e substantiva e que a defesa do ambiente não tem melhor ferramenta.

Também a capacidade da rede de carregamento elétrica espalhada pelo país foi posta à prova, assegurando que as viagens são sempre realizadas com comodidade e segurança. A chegada de todos os EQA aos quatro cantos do país foi feita sempre em simultâneo, exigindo que se conseguissem carregar pelo caminho não uma, mas três viaturas elétricas.

Eis a prova ‘maratona’ em números

3 Os dias de duração desta primeira Volta Elétrica a Portugal com os novos Mercedes-Benz EQA.

2066 Os quilómetros percorridos ao longo desta aventura que ligou os quatro cantos de Portugal

9 Paragens para carregar as baterias dos EQA, das quais apenas três especificamente para recarregar energia. A primeira teve lugar no primeiro posto do consórcio IONITY.

56 O tempo de viagem ultrapassou as 56 horas, mais concretamente as 56h23m.

17 Do total das 56 horas, a caravana esteve ligada aos carregadores durante 17h33m, a grande parte durante as refeições e as dormidas ao longo da iniciativa de três dias.

83 Longe de uma volta lenta, os EQA cumpriram este percurso com uma média de 83 km/h do total do trajeto.

122 Quantificando os gastos, cada EQA gastou 122,95€ para cumprir os tais 2066 quilómetros de percurso.

749.958 O peso, em quilogramas, que três unidades do GLA emitiriam para a atmosfera caso fizessem os 2066 km percorridos pelos EQA neste percurso.


Resumo do trajeto

O percurso partiu de Lisboa no dia 25 de maio às 8h00, passou pelos carregadores IONITY em Almodôvar, seguiu para Sagres, Autódromo Internacional do Algarve, Vila Real de Santo António, Évora e Guarda, onde as equipas pernoitaram pela primeira vez. No segundo dia, a Volta partiu da cidade mais alta em direção a Miranda do Douro, Mirandela, Ponte de Lima, Caminha, Vila Nova de Gaia e Nazaré, onde concluíram o segundo dia, antes de regressar a Lisboa.

Destaque para a paragem estratégica na Nazaré. Na cidade piscatória, os três EQA foram recarregados no Mercedes EQ Lounge com energia 100% sustentável, proveniente de antigas baterias de Classe B elétricos alimentadas, por sua vez, pelos painéis fotovoltaicos do edifício. Aqui, no ponto central das iniciativas sustentáveis da Mercedes-EQ em Portugal, a marca alemã aproveitou para divulgar os seus projetos e iniciativas rumo a um futuro mais sustentável.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.