Muita gente sonha em transformar uma velha pão de forma ou até o seu Fiat 127 numa autocaravana para se meter à estrada e explorar as belezas da costa alentejana ou dar a volta ao mundo. O apelo da evasão, da liberdade e da aventura desperta o bom nómada que há em cada sedentário. 

Foi precisamente a pensar nisso que o designer Cornelius Commans transformou uma Ape 50 da Piaggio naquela que é provavelmente a mais pequena autocaravana do mundo. Este estudo sobre funcionalidade minimalista chama-se Bufalino e tem no seu minúsculo habitáculo uma cama singular, gavetas de arrumação de roupa, um lavatório, um fogão térmico e até uma secretária para o computador. A traseira pode estar aberta para ver as estrelas numa noite de verão ou fechada, tendo mesmo um pequeno estendal para a roupa.

A originalidade do conceito e as suas múltiplas funcionalidades permitem-lhe ser o sonho de qualquer operador turístico de Lisboa — um tuk tuk e um hostel num só. Resolvem-se problemas de mobilidade e de alojamento num só.

Para já não passa de um protótipo, mas como todas as boas ideias, pode rapidamente passar à produção, haja para aí um “shark” mais atento no “tank”.

Bufalino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.