M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Uber quer passar da estrada para os ares e poupar tempo aos seus clientes mais especiais com uma frota de veículos aéreos, começando com helicópteros antes de passar para o carro voador. Mas a Uber vai ter algum trabalho para o novo serviço conquistar a confiança do público, até porque a empresa de partilha de veículos revelou ao mundo a cabine do seu primeiro carro voador na mesma semana em que um acidente de helicóptero resultou numa vítima mortal.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O interior do carro voador da Uber foi criado pela Safran, empresa francesa especializada no design de interiores para veículos, especialmente na aviação. O interior tem espaço para quatro passageiros, com os bancos virados para as janelas, de modo a que os passageiros possam aproveitar as vistas. Ao contrário dos confortos que se pode encontrar num avião, a cabine tem apenas as amenidades necessárias para fazer uma viagem confortável de oito minutos. O carro voador da Uber deverá fazer viagens quatro vezes mais rápida que um automóvel a cruzar a mesma distância, atingindo uma altitude máxima de 500 metros e aterrando nos heliportos das grandes cidades.

O serviço aéreo da Uber, chamado Elevate, vai entrar em funcionamento já em julho, com estreia na cidade de Nova York. Para começar, a Uber associou-se à Heliflite para operar um serviço de helicópteros disponíveis através de um aplicativo de smartphone. No entanto, este acidente recente fez as autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Nova York, questionar a segurança deste tipo de serviços na cidade, bem como a falta de atenção das autoridades de aviação sobre a segurança nos heliportos. A chegada futura do carro voador levanta ainda mais perguntas, sobre se este veículo terá piloto ou será autónomo, que tipo de motores tem, e do que necessita para garantir a segurança dos seus passageiros.