M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BYD, uma das maiores construtoras de autocarros da China, revelou ao mundo o maior autocarro elétrico do mundo, o K12A. Este novo veículo de transporte de passageiros tem nada menos que 27 metros de comprimento e está equipado com duas articulações separando os seus três segmentos. O novo autocarro chinês foi apresentado no dia 1 de abril, mas a marca garantiu que não é piada, mostrando o veículo a circular num parque de estacionamento fechado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Graças ao seu comprimento elevado, o BYD K12A é capaz de transportar um máximo de 250 passageiros em segurança. Toda a estrutura é construída em alumínio e, para assegurar mais estabilidade em curva em caso de perda de motricidade, o autocarro pode passar a funcionar com quatro rodas motrizes. Dois eixos possuem um motor elétrico de 300 kW, cada um, garantindo mais de 800 cv de potência. Apesar disso, a velocidade máxima está limitada a 70 km/h, pois o autocarro chinês foi concebido para ser usado unicamente em trânsito citadino e em grandes centros urbanos.

Embora não tenha divulgado qualquer informação sobre as baterias, a BYD revelou que o novo autocarro tem autonomia para 300 quilómetros e que pode ser carregado tanto com corrente alterna como com corrente contínua. O primeiro exemplar do K12A foi revelado ao mundo em Shenzhen, cidade onde está sedeada a marca chinesa, mas está destinado a um cliente na Colômbia, a TransMilenio, para uso no trânsito de Bogotá. Este autocarro tem o potencial para poupar 193 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.