Atualmente, o comboio-bala mais rápido é o Série 700, que atingir os 320 km/h, mas o novo Alfa-X vai percorrer as linhas entre a zona leste de Tóquio e o norte da ilha de Hokkaido, transportando os seus passageiros a uma velocidade de 360 km/h. Mas a Japan Railways East já esteve a testar o seu novo comboio a velocidades superiores, e espera poder aumentar esta velocidade para 400 km/h. Nestas condições, a nova geração do comboio-bala vai tornar-se o transporte comercial sobre carris mais rápido do mundo, sendo batido apenas por comboios com levitação magnética.
Esta velocidade máxima vai ser atingida com um formato de maior eficiência aerodinâmica, em que a máquina vai ter um nariz de 22 metros, para reduzir a resistência do ar na secção dianteira e a pressão causada sobre a estrutura quando passa por um túnel. Ao mesmo tempo, este comboio-bala também conta com uma série de componentes de peso reduzido. O Alfa-X conta ainda com novos amortecedores que, além de melhorarem o conforto dos passageiros, também vão servir para manterem o comboio estável em travagens e até em caso de tremores de terra.
O novo comboio-bala ainda está em fase de testes, e a JR East não anunciou quando vai entrar em operação. Vão ser construídas 10 máquinas da série E956, com um total de dez carruagens cada.