M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mesmo nos tempos modernos, existem alturas em que as Forças Armadas precisam de trabalhar com algo tradicional. Por isso, importa manter a experiência acumulada com armas e equipamento que podem parecer obsoletos, mas que neste caso de revelaram os ideias para uma missão de recuperação. Mais especificamente, até mesmo os americanos mantém no ativo divisões de cavalaria, incluindo uma dirigida pela… Força Aérea.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Obviamente, os cavalos não estão lá para andar de avião. Mas a Patrulha Montada da 30.ª Esquadra, que opera a partir da base aérea de Vandenberg, teve a missão de recuperar um drone militar RQ-4 Global Hawk, que tinha caído na região de Sierra Nevada, no leste da Califórna, conseguindo assim poupar aos contribuintes um milhão e meio de dólares. A Força Aérea tinha passado uma semana em buscas infrutíferas, mas a Patrulha Montada conseguiu encontrar o aparelho depois de percorrer uma área de 33,5 quilómetros quadrados em apenas dois dias.

A missão foi levada a cabo pelos sargentos Salvador Aceves e Elias Romero, que normalmente têm a seu cargo uma área de 40 mil hectares, das quais 70 por cento está reservada a caça, mas onde é necessário garantir a sobrevivência de 17 espécies animais protegidas. O uso de veículos todo-o-terreno não está autorizado em todo o território protegido pela Patrulha Montada, pelo que os cavalos de importância primordial para o cumprimento de todo o serviço.

A unidade de cavalaria tem quatro cavalos, de seu nome Duke, Patton, Buck e Trooper, e que são tratados pela sargento Lauren Daniels e pelo seu colega Kevin Dannis. Daniels explicou que os animais “são como uma mistura de um cão e de um bebé, só que pesam 600 kg. É preciso conhecer o temperamento individual de cada um e ter muita paciência. Temos que ficar a conhecê-los”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.