M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A substituição dos motores de combustão pelos elétricos em automóveis ligeiros está a avançar muito mais depressa que nos pesados, onde as necessidades da indústria dos transportes prometiam manter o Diesel como a fonte de energia mais viável para os camiões nos anos vindouros. Mas agora a Cummins muda essa narrativa construindo o primeiro camião elétrico capaz de funcionar de forma prática.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Tesla tinha prometido construir um camião primeiro, mas a Cummins, especialista na produção de motores Diesel para a indústria pesada, revelou ao mundo este protótipo, o AEOS. A carroçaria foi construída pela Roush, especialista na produção de carros de competição e na preparação desportiva de modelos da Ford, e tem elementos que vão facilitar o desenvolvimento de um camião elétrico de produção. Tem uma menor resistência aerodinâmica, devido à inexistência de um radiador, o tejadilho pode ser equipado com painéis solares, e os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras, reduzindo ainda mais a resistência ao ar.

Quanto ao motor em si, tem as mesmas performances do Diesel de 12 litros da Cummins e recebe energia de uma bateria de 140 kWh, que pode ser carregada em uma hora e tem autonomia para 160 km. Quando chegar ao modelo de produção, o objetivo é ter uma bateria recarregável em 20 minutos com autonomia entre 250 e 450 km, para um peso bruto total de 34 toneladas (incluindo o atrelado carregado).

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