M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem mora longe da praia, tem muitas vezes a opção de ir de comboio. Agora imagine que podia ir de comboio não só para a praia, mas também para dentro de água. Foi o caso desta estrutura, que dava passeios de caminhos-de-ferro no mar, junto às praias do sul da Inglaterra. O seu nome oficial era “Comboio Elétrico à Beira-Mar entre Brighton e Rottingdean”, mas o público que nele deu passeios conhecia-o como Daddy Longlegs (“Pernilongo”), um nome que ainda hoje é lembrado por alguns veraneantes nas praias de Brighton, apesar do comboio não existir há 117 anos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este comboio elétrico foi construído sobre andas que estavam conectadas a uma base com rodas, feita para circular num pequeno caminho-de-ferro que ligava um cais em Paston Place ao subúrbio de Rottingdean, na zona circundante de Brighton. O comboio foi criado pelo inventor britânico Magnus Volk, que já tinha feito um elétrico para circular em terra firme, também em Brighton. A estrutura para o “Pernilongo” foi construída entre 1894 e 1896, entrando em funcionamento no verão desse ano, e quase foi destruída por uma tempestade no primeiro ano de atividade. Mas a sua popularidade junto do público permitiu salvá-la.

O comboio elétrico era composto por cerca de cinco quilómetros de linhas de 5,5 metros, com o carro montado em quatro andas de sete metros de altura, suficiente para circular acima do nível do mar. O carro em si tenha 13,7 metros de comprimento por 6,7 de largura, e pesava 46 toneladas. No entanto, apesar do público gostar dos passeios, tornava-se muito lento na maré alta, onde era preciso deslocar mais peso das andas dentro de água, e não foi possível investir num motor mais potente.

Volk encerrou o “Pernilongo” em 1901, quando as autoridades locais construíram um molhe de proteção, que obrigava a linha a afastar-se mais da costa, um desvio considerável que implicava custos ridiculamente altos para o inventor. Assim, Volk encontrou uma alternativa, estendendo a linha terrestre para cobrir a mesma distância, mas em terreno seco. Restos da linha ainda podem ser vistos em maré baixa, onde tinha sido construída a base de cimento par as calhas.

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