M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O futuro do turismo passa por conquistar novos territórios para clientes exclusivos. Um desses territórios é o espaço sideral, que tem sido pouco explorado, devido a obstáculos financeiros e logísticos. Até aqui, apenas se têm feito viagens aos limites da atmosfera, mas agora a NASA abre um novo serviço. Para recuperar alguns dos seus custos de operação, a agência aeroespacial americana começou a oferecer viagens ao espaço… pela módica quantia de 10 mil euros por dia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A NASA reservou uma quantidade limitada de recursos para atividades comerciais e de marketing, ou seja, se tiver o dinheiro poderá comprar um lugar numa missão espacial, ser transportado para a Estação Espacial Internacional e passar alguns dias na companhia dos astronautas em missão. Desde que não interfira nos afazeres diários da tripulação, já pode passar alguns dias no espaço, em gravidade zero, a ver o planeta Terra de uma altitude que poucos tiveram o privilégio.

Por apenas 11.250 dólares (9875 euros) por dia, a NASA transporta-o até à Estação Espacial, e garante-lhe acesso ao suporte de vida (ou seja, oxigénio respirável) e casa de banho. No entanto, se quiser comer e precisar de uma aspirina para a dor de cabeça, vai ter que pagar o dobro (19.750 euros por dia). Também vai ter que pagar por cada quilograma de bagagem que transportar, e o dobro para a levar de volta. E nada é à borla, pois se quiser carregar o telemóvel, custa 42 dólares (37 euros) por kWh. E não diga que não precisa de carregar o telemóvel, pois de certeza que vai tirar umas fotografias para o Instagram e colocar um vídeo da sua estadia no Youtube… mas também vai ter que pagar 50 dólares (44 euros) por cada gigabyte de dados.

Só vale a pena marcar a viagem antecipadamente para não ficar na lista de espera, pois não há descontos. Aliás, se os seus custos ficarem mais elevados entre a compra da viagem ao espaço e o embarque na nave espacial, a NASA reserva-se o direito de alterar o preço a qualquer momento. Se quiser esperar por preços mais baixos, uma empresa como a SpaceX vai ter que assumir que é capaz de fazer as viagens, pois aí a NASA é obrigada a privatizar esse serviço.