O mercado das autocaravanas está em alta. Este tipo de veículo multiusos ganha cada vez mais adeptos entre clientes que privilegiam conforto e flexibilidade na hora de rumar ao destino de férias, sem a lufa-lufa habitual dos aeroportos ou o corrupio dos hotéis apinhados de turistas.

Os principais fabricantes acompanham a tendência de crescimento e multiplicam as suas ofertas, dos modelos mais acessíveis aos produtos com posicionamento mais elitista, como é o caso desta Newell Coach P50, desenhada nos estúdios da Porsche Design, e disponível por preço que ronda os 1,8 milhões de euros.

55 m2 de luxo

Esta é a atualização mais recente do modelo que foi lançado para assinalar o 50º aniversário desta empresa com sede em Miami, nos Estados Unidos, com todas as mordomias indispensáveis para corresponder às espectativas do viajante mais exigente. Com 13,7 metros de comprimento e uma área habitável de 55 metros quadrados, a edição-2020 da Newell Coach P50 tem no seu interior um amplo salão de convívio, com acabamentos em mármore e madeira e um completo sistema de iluminação por LED, que recorre a um gerador de 20 kW, o mesmo que serve para alimentar todos os equipamentos elétricos a bordo.

Na sala há um confortável sofá com três lugares e uma poltrona reclinável, com vista desafogada para uma enorme televisão com ecrã de 49 polegadas, igual à que encontramos nos aposentos, com sistema surround para uma experiência sonora de luxo.

Na área de refeições há uma outra televisão, mais pequena, com 28 polegadas. A cozinha está totalmente equipada e parece decalcada de um qualquer apartamento moderno. E, voltando aos aposentos, destaque para o requinto dos acabamentos e a presença de uma cama de casal e todo o mobiliário indispensável. É também naquela divisão desta casa rolante que está instalado o quadro com todos os comandos necessários para operar equipamentos como o sistema de ar condicionado ou o aquecimento central. Naquela divisão há ainda uma casa de banho completa.

Com tudo isto, e apesar das dimensões e peso avantajados, o motor Cummins X15 com 613 CV e 2644 Nm de binário máximo tem músculo suficiente para disfarçar bem o facto de levar uma verdadeira casa às costas, sendo que não faltam sistemas de ajuda à condução, com destaque para o detetor de fadiga que alerta o condutor sempre que é necessário parar para descansar.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.