M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Desde 2004 que um tanque passeia pelas ruas e estradas da Argentina com apoio do governo sem que ninguém ouse desafiar o seu poder bélico. Mas não há nada a temer do seu poder bélico, pois não dispara projéteis, apenas conhecimento. O seu criador, Raul Lemesoff, chamou-lhe “arma de instrução maciça”, um tanque feito em casa, que declarou guerra à ignorância e que funciona como biblioteca itinerante, levando livros aos locais mais recônditos do país.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Lemesoff fez o seu primeiro “tanque” de transporte de livros em 2001, quando estava a viver nos Estados Unidos, e construiu o seu segundo veículo quando regressou à Argentina. Em 2010, fez um terceiro “tanque” de encomenda, para promoção de um festival literário na Holanda. Mas é o seu segundo carro que continua a circular e a levar a alegria e o conhecimento a escolas e a populações desfavorecidas por toda a Argentina. Toda a superfície externa do veículo foi equipada para transportar à volta de 900 livros, com Raul Semenoff a preferir uma variedade de romances, biografias e poesia. Em 2015, chegou a fazer uma turné patrocinada pela 7-Up.

A “arma de instrução maciça” foi construída em cima do chassis de um Ford Falcon de 1979. Tem um motor de seis cilindros e 3600 cc a gasolina, com apenas 109 cv. Mas também não precisa de andar muito depressa, e tem força suficiente em baixas rotações para conseguir mexer toda a estrutura metálica em forma de tanque, que o próprio Lemesoff desenhou, montou e soldou na sua garagem. E enquanto houver fome de conhecimento e de leitura, o tanque não vai parar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.