M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
No trânsito urbano, os ciclistas são dos utilizadores mais vulneráveis a circular na via pública. Como partilham espaço com veículos motorizados, mais rápidos e muito mais pesados, em caso de acidente, podem sofrer ferimentos muito mais graves e até mortais. Ao mesmo tempo, a roupa usada pelos ciclistas oferece muito menos proteção do que a usada pelos motociclistas. Felizmente, já existem algumas alternativas que poderão ajudar a salvar a vida aos ciclistas em caso de acidente. É o caso do airbag para ciclistas Hövding.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Hövding é um capuz com uma proteção para pescoço onde fica escondido o airbag, e que oferece, de acordo com as suas criadoras e com um teste feito pela Universidade de Stanford, oito vezes mais proteção que um capacete para bicicleta normal. O colarinho é à prova de água e está disponível com várias coberturas diferentes. O airbag entra em funcionamento com base nos movimentos do ciclista, detetando quaisquer flutuações no comportamento em cinco milésimos de segundo, mas necessita de ser ativado pelo ciclista antes de começar a viagem. O sistema também avisa o ciclista quando é altura de recarregar a bateria, pois só tem carga para nove horas, mas pode ser recarregado rapidamente em qualquer porta USB.

Criado por Anna Haupt e Terese Alstin, duas designers industriais da Suécia, como trabalho de fim de curso, o Hövding começou a ser produzido em 2012, depois de vários anos de pesquisa. Este airbag para ciclistas é distribuído em Portugal por um firma espanhola, a Magic Way Bike, e é vendido por preços a partir dos 300 euros.