M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não é novidade para ninguém que a Holanda é o país dos bicicletas, mesmo quando estas não estavam na moda em mais lado nenhum. Num país onde o terreno é plano em quase todo o lado, é o meio de transporte ideal para centros urbanos, tanto que já existem 23 milhões de bicicletas para 17 milhões de habitantes. E é precisamente por causa disso que está a ficar cada vez mais caro guardar uma bicicleta.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Teoricamente, uma bicicleta devia ser fácil de estacionar em qualquer lado, pois é compacta e não ocupa muito espaço, nem sequer num passeio. No entanto, com 1,3 bicicletas por habitantes, mesmo as ruas poderão ficar cheias de bicicletas sem deixar espaço para os peões. E os lugares de estacionamento reservado estão cheios, tanto que, se guardar uma bicicleta num local no primeiro dia é grátis, no segundo dia já são 50 cêntimos e a partir do terceiro dia custa ao ciclista 2,50€ por dia. O governo holandês não tem qualquer intenção de desencarojar o uso da bicicleta, pelo que decidiu investir 345 milhões de euros em infraestruturas para permitir que mais 200 mil pessoas possam usá-las como meio de transporte para ir trabalhar todos os dias.

Para isso, vai ser necessário construir garagens maiores para uso público, nomeadamente junto às estações de comboio das principais cidades holandesas, como Amesterdão, Haia ou Utrecht. Isto significa que vão ser criados mais 28 mil lugares de estacionamento para bicicletas, divididos pelas três grandes cidades. E como estes lugares de estacionamento vão ter custos, o governo holandês já está a preparar legislação para permitir abater o seu usufruto nos impostos, a 19 cêntimos por cada quilómetro que o ciclista faça a deslocar-se de casa para o trabalho. O que importa é que o público continue a usar bicicletas e não recorra a meios de transporte poluentes.