M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez imaginou que gostava de ter um tanque de guerra em casa, para poder passear onde quisesse, sem se preocupar com o trânsito, ou o terreno, ou no que as outras pessoas iam pensar. Não? Então, dê uma vista de olhos ao Marsh Master e vai perguntar-se porque é que nunca pensou nisto antes. Não é bem um tanque de guerra, mas para trabalho ou lazer, não há nada como o Marsh Master.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Marsh Master está disponível em duas variantes, a 1LX e a 2LX, e esta última é melhor porque é simplesmente maior. Afinal, é 70 cm mais comprida, 15 cm larga e mais alta, tem um motor com quase o dobro da potência e leva 50 por cento mais carga. E nada disso é demais para um tanque, que ainda por cima é anfíbio. As suas lagartas garantem-lhe uma capacidade de atravessar rios com uma profundidade de 80 cm, ou então pode flutuar a uma velocidade de 1,5 km/h. Com uma hélice, consegue atingir 5 km/h.

O motor turbo Diesel de 82 cv tem força suficiente para atingir uma velocidade máxima de 13,5 km/h em terreno sólido, bem como para transportar até uma tonelada de carga. Um gancho de três pontos oferece-lhe a versatilidade para montar várias ferramentas diferentes de trabalho, como uma escavadora, grua, equipamento de combate a incêndios ou para produção agrícola. E caso precise de ajuda, também tem espaço para um passageiro ao lado de um condutor.

O tanque anfíbio Marsh Master é construído no estado americano da Luisiana (onde pântanos não faltam) desde 1991. Os preços variam conforme os equipamentos que forem necessários para uma função específica, mas deverão ficar entre os 100 e os 150 mil dólares (85 e 130 mil euros).