FOTO NASA
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A NASA está preocupada com a preservação dos locais de alunagem das missões Apollo à Lua, caso outros países ou empresas privadas lancem missões lunares com o objetivo de colonizar o satélite natural da Terra. A agência espacial americana afirma que os objetos deixados na Lua continuam a ser propriedade do governo americano e locais de pesquisa científica ativa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com um relatório do Congresso incluído no Ato de Transição de Autoridade da NASA, aprovado em 2017, “três missões Apollo continuam ativas cientificamente, e todos os locais de alunagem contêm a oportunidade para aprender sobre a exposição prolongada de objetos construídos por humanos ao ambiente lunar. Atualmente, existe muito pouca informação sobre o efeito de extremos de temperatura, poeira lunar, micrometeoróides, radiação solar, etc, nestes objetos”.

Tanto nações rivais como projetos financiados por agências privadas poderiam causar danos, acidental ou deliberadamente, a elementos deixados para trás, incluindo módulos de aterragem, rovers e outras estruturas e outros pequenos objetos, deixados para trás para poupar peso e combustível na viagem de volta. Por isso, o Governo americano espera cooperação por parte de outros países ou indivíduos relativamente a atividades planeadas na Lua, incluindo os signatários do Tratado do Espaço Sideral de 1967.