M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Até mesmo as Forças Armadas de vários países necessitam de se modernizar e deixar de ter um impacto ecológico. E os Marines americanos estiveram a testar o Nikola Reckless, um veículo elétrico que lhes vai permitir cumprir missões mais silenciosamente, sem poluição, e aproveitando fontes de energia renováveis.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Nikola Reckless é a versão militar do Nikola NZT (uma evolução desportiva do veículo todo-o-terreno Nikola Zero), que usa quatro motores elétricos, um por cada roda, para uma potência total de 600 cv, transportando quatro pessoas a uma distância máxima de 240 km, e podendo atravessar rios com 40 cv de profundidade.

A variante Reckless, reconstruída para uso militar, inclui uma bateria de 125 kWh, é difícil de detetar por infravermelhos (o que impressionou os Marines), e demonstrou ser capaz de subir uma inclinação de 30 por cento em segundos. Para os testes, foram montadas três metralhadoras M240G e o sistema 360M2, que dispara a 360 graus e pode ser controlado remotamente a 300 metros de distância. Para recarregar a bateria em locais remotos, usa um painel solar transportável da Envision Solar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.