M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mesmo com várias marcas a anunciarem a criação de camiões elétricos, ainda vai demorar alguns anos até ser possível fazer transporte de mercadorias de longa distância. Por isso, a Shell uniu-se à AirFlow Truck Company para criar o que promete ser o camião com o consumo mais eficiente do mundo, um protótipo que poderá ajudar a reduzir os consumos de gasóleo nos camiões do futuro próximo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A AirFlow já tem o recorde de eficiência para um camião com reboque, feito em 2012, transportando um peso bruto de 30 toneladas de uma costa à outra dos Estados Unidos, com uma média de 17,5 litros aos 100 km. O novo AirFlow Starship tem uma carroçaria em fibra de carbono, com uma aerodinâmica cuidada para reduzir a resistência do ar, tanto no trator como no reboque. A Cummins forneceu um motor de seis cilindros com 400 cv de potência e 2500 Nm de binário, comandado por uma caixa de 18 velocidades.

O trator também inclui um grupo de baterias de 48 V, enquanto o reboque tem painéis solares no tejadilho, produzindo 5 kW de energia, que deverá garantir uma maior autonomia para os 380 litros de gasóleo no depósito. O Shell fornece três tipos de lubrificante diferentes para uso em máquinas pesadas. O AirFlow Starship vai ter um peso bruto máximo de 36 toneladas.

 

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