M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Rússia é um país de contrastes. Não só tem grandes cidades que foram e são focos de civilização durante séculos, como também está cheia de território inexplorado, de difícil acesso e com condições climatéricas extremas. Por isso, os russos criaram veículos que não existem em mais lado nenhum do planeta, como o Sherp.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Tem a aparência de um daqueles grandes camiões que se encontram nas pedreiras, mas na verdade é um veículo todo-o-terreno compacto e ágil, mas também resistente e versátil. Com apenas 3,4 metros de comprimento, pesa 1300 kg e tem espaço para duas pessoas. Mesmo assim, necessita apenas de um pequeno motor 1.5 Diesel com 45 cv. Os pneus de grandes dimensões, com 1600 mm de diâmetro, tem inflação automática.

Capaz de atravessar qualquer terreno, o Sherp atinge os 40 km/h em estrada normal, consegue atravessar pântanos e ribeiros a uma velocidade de 6 km/h. Também consegue subir superfícies com uma inclinação de 35 graus, e passar por cima de obstáculos com uma altura máxima de 70 cm, ou seja, conseguia colocar uma roda em cima da sua mesa de cabeceira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.