M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os camiões elétricos estão na moda, mas no futuro poderão tornar-se perfeitamente normais. Enquanto empresas mais recentes como a Tesla ou a Nikola Motor tentam inovar neste segmento, os construtores tradicionais também estão a apostar forte na área dos transportes sustentáveis de emissões zero. Neste caso, a Freightliner, que tal como a Mercedes-Benz é uma marca do Grupo Daimler, revela ao mundo não um mas dois modelos novos equipados com baterias elétricas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Daimler criou o E-Mobility Group para desenvolver tecnologia para novos veículos elétricos com várias aplicações. Neste caso, a Freightliner, marca americana de veículos pesados de transporte, apresentou os seus dois primeiros camiões elétricos, o eCascadia e o eM2. O primeiro está adaptado para transportar cargas em longas distâncias, com um peso bruto acima das 15 toneladas, e o outro destina-se a transportes locais, com um peso bruto entre 9 e 12 toneladas. Estes vão juntar-se a outros modelos elétricos já existentes na Daimler, o Mercedes eActros e o Fuso eCanter, assim como ao autocarro elétrico Mercedes Citaro.

Os dois novos camiões elétricos destinam-se exclusivamente ao mercado americano, onde a marca Freightliner tem uma longa história nos transportes de mercadorias. A divisão americana da Daimler pretende colocar 30 exemplares destes novos camiões em frotas, para testar a eficiência do conceito. A ideia é colocar camiões elétricos à venda em 2021.

O eCascadia é baseado no Cascadia, líder de ventas no seu segmento no mercado americano. A variante elétrica está equipada com um motor de 730 cv, alimentado por uma bateria de 550 kWh, que deverá ser capaz de acumular energia suficiente para uma autonomia máxima de 400 km. Com recarregamento rápido até 80 por cento, que deverá durar 90 minutos, deverá ter energia suficiente para 320 km. O eM2 vai ter um motor de 480 cv com uma bateria de 325 kWh, que deverá ser suficiente para percorrer um máximo de 370 kWh. Uma recarga de 80 por cento deverá ser feita em 60 minutos, suficiente para percorrer 300 km.