M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Cada dia que passa, torna-se imperativo que o carro voador seja uma realidade. Este tipo de veículo vai ajudar não só a descongestionar as estradas onde circulam automóveis convencionais, como também poderá ser a alternativa para tornar as viagens de avião mais rápidas e mais confortáveis sem perder segurança. Essa é o propósito do novo táxi voador da Vertical Aerospace, que acabou de fazer o seu primeiro voo autónomo, indicando que está quase pronto para revolucionar os transportes públicos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Vertical Aerospace foi fundada por Stephen Fitzpatrick, responsável máximo de uma das principais firmas britânicas de energia, a Ovo Energy. Fitzpatrick quer acabar com os tempos de espera habituais em aceder a aviões, que adicionam horas a qualquer viagem, seja ela curta ou longa. A ideia é que os seu táxi voador seja autónomo, e seja capaz de levantar voo e aterrar de forma vertical junto à casa das pessoas, reduzindo o tempo perdido com terminais e controlos de segurança.

Para criar a sua nova companhia, Fitzpatrick recrutou engenheiros à Airbus e à Boeing, empresas que também estão a trabalhar nos seus próprios carros aéreos, juntando-lhe tecnologia de Fórmula 1, do tempo em que o empresário britânico tentou assumir o controlo da equipa Marussia Manor. O protótipo conseguiu estar no ar durante cinco minutos, movendo-se a uma velocidade de 80 km/h, mas o objetivo é que seja capaz de transportar várias pessoas no mesmo veículo a alta velocidade em distâncias até 800 km, em silêncio e com motores elétricos.

Antes deste táxi voador passar à produção, a Vertical Aerospace vai necessitar, primeiro, de novos investidores, e segundo, que sejam alteradas várias leis sobre tráfego aéreo. Entre elas, está a necessidade de pilotos certificados, da energia de reserva autorizada, ou da altura mínima em que podem circular. Em termos práticos, seria interessante ver estes veículos a transportar pessoas de Lisboa ao Porto, de forma mais confortável que o comboio e perdendo menos tempo que um avião.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.