A Tesla revelou os preços de lançamento para o camião elétrico Semi, anunciando também um aumento do valor de reserva. Os preços do Semi, que é vendido apenas com o trator, como é habitual neste segmento, são francamente superiores ao que é normal na indústria, e vão necessitar de alguma quilometragem para poder recuperar o investimento com os custos de utilização.

O preço anunciado para o camião é de 150 mil dólares (125 mil euros) para a versão com autonomia de 480 km, e de 180 mil dólares (150 mil euros) com autonomia de 800 km. A versão de base é mais cara em 50 a 100 por cento que um trator comum com motor a gasóleo, embora Elon Musk garanta que a diferença é recuperada a 25 cêntimos por quilómetro. O preço inicial de reserva, de 5000 dólares, não vai poder ser mantido, e o interesse da indústria dos transportes levou Musk a aumentar este valor para 20 mil dólares.

Devido à falta de redes de carregamento apropriadas, o camião da Tesla deverá ser usado apenas em distâncias curtas, em redor de centros urbanos e em áreas industriais e comerciais com muito movimento. Nestas condições, o investimento poderá ser recuperado em 400 mil quilómetros ou quatro anos, em comparação com o preço e custos de um camião novo. No entanto, se a comparação for feita com um camião usado de apenas quatro anos de idade, poderá demorar sete anos a recuperar o investimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.