M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Toyota também vai participar na exploração espacial, e está a planear construir um veículo que possa servir para transportar astronautas em missões da superfície da Lua. O primeiro veículo lunar da Toyota vai mover-se pelo solo lunar usando hidrogénio como combustível, e deverá ter tornar-se o primeiro automóvel da marca a sair do planeta Terra em 2029.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído em parceria com a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), o “rover” lunar vai permitir ao Japão estabelecer missões permanentes não só na Lua mas também em Marte. Ao contrário dos “rovers” atuais, o veículo da Toyota será muito maior, para poder incluir uma cabine pressurizada de modo a transportar uma equipa de astronautas e cientistas em segurança. Para poder percorrer um mínimo de 10 mil quilómetros, e uma vez que seria muito complicado transportar combustíveis convencionais para a Lua, o “rover” vai ser equipado com o mesmo tipo de células de combustível encontradas no Toyota Mirai, funcionando a hidrogénio, que pode ser, teoricamente, produzido localmente.

A JAXA pode não ter a mesma popularidade das agências americana, russa e europeia, mas enviou recentemente uma sonda ao espaço, a Hayabusa2, que conseguiu aterrar no asteroide Ryugu em segurança, tirando fotografias e enviando-as de volta para a Terra. A agência japonesa quer passar para a vanguarda da investigação científica fora do planeta, e para isso planeia levar missões pilotadas à Lua regularmente durante os anos 30, com equipas de cientistas que possam viver durante vários meses no satélite natural terrestre, usando os “rovers” da Toyota para se deslocarem a qualquer lugar da superfície, isolados da falta de atmosfera e da radiação solar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.