M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A promoção da mobilidade urbana não poluente tem feito crescer o uso da bicicleta em muitos países pela Europa. Também aumentaram os serviços de aluguer de bicicletas, com frotas cada vez maiores de veículos deste género, com assistência elétrica. Mas ainda existem membros do público que não gostam destes veículos de duas rodas, citando estabilidade, segurança e cansaço como motivo para não quererem andar de bicicleta. Mas nenhuma dessas desculpas funciona com este triciclo elétrico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta é a terceira geração do triciclo elétrico da Veloks, uma empresa baseada na Dinamarca, que vende este modelo por um preço a partir de 4272 euros, podendo ser acrescentados opcionais. Graças a uma estrutura mista de aço e carbono, tem um peso total de 38 kg, podendo transportar mais de 150 kg, contando com ciclistas e carga. O assento é ajustável e pode ser encomendado em dimensões diferentes sem custos adicionais, pelo que pode ser conduzido por qualquer pessoa com uma altura mínimo de 1,50 metros e máxima de 2,10 metros.

Uma bateria de 1 kWh é suficiente para fornecer assistência na condução durante 160 km e a velocidades até 25 km/h, com um motor de 3000 W (4 cv). A partir daí, o ciclista vai precisar de pedalar sempre com mais força. Mas é possível optar por baterias com uma capacidade máxima de 4 kWh, aqui suficiente para percorrer 640 km. Também pode ser equipado com um sistema de regeneração de energia. Tem carretos com 30 velocidades de série, mas é possível optar por carretos semelhantes aos usados em provas de ciclismo desportivo, de modelo Shimano Alfine ou Nuvincy Harmony, e tem suspensão nas três rodas.

Entre o equipamento adicional, pode optar por uma bolsa com uma capacidade de carga de 38 kg, bem como guarda-lamas, para evitar sujar-se ao circular na estrada e também fora dela, pois é capaz de passar por alguns trilhos mais difíceis.

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