M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Honda pode ser conhecida mais pelos seus automóveis e pelas suas motos, mas também desenvolve tecnologia para outras aplicações, nomeadamente embarcações e veículos de trabalho. É nesta última área que a marca japonesa mostra a sua mais recente criação, um veículo autónomo que pode ser adaptado a vários ambientes de trabalho. Esta nova proposta da Honda, chamada simplesmente Autonomous Work Vehicle (“veículo autónomo de trabalho”) vai ser apresentada ao mundo na próxima edição do certame de novas tecnologias CES, em Las Vegas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O AWV usa o chassis dos veículos ATV de todo-o-terreno da Honda, capazes de levar qualquer amante da diversão fora de estrada aos locais mais inóspitos. Sem a necessidade de transportar uma pessoa, com tecnologia autónoma, consegue deslocar-se a locais de acesso ainda mais difícil que o habitual. O AWV tem dimensões compactas, está equipado com tração permanente às quatro rodas e a condução autónoma é feita através de GPS e sensores, que se adaptam a vários tipos de ambiente, desde zonas de peões a florestas densas. O veículo autónomo da Honda também pode ser programado com instruções específicas para mover-se num determinado percurso, incluindo seguir uma pessoa.

Para lidar com tipos diferentes de trabalho, o AWV também tem barras de proteção para transporte de objetos e vários acessórios que podem ser montados na estrutura, incluindo ligações para carregamento elétrico de aparelhos externos. A Honda já testou o seu veículo autónomo de trabalho em três cenários: funcionou como um corta-relva e podador de vegetação numa central de painéis solares na Carolina do Norte; transporte de equipamento para bombeiros em combate a incêndios florestais no Colorado; e manutenção e transporte rápido de produtos agrícolas na Califórnia.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.