M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Desde 1963 que é preciso ter uma turbina de avião para se conseguir bater o recorde do veículo terrestre de quatro rodas mais rápido do mundo. Hoje em dia, estes carros já conseguiram até ultrapassar velocidades supersónicas. Mas ainda há interesse em saber quanto é que um motor igual ao do seu carro consegue atingir em termos de velocidade. E agora surgiu um novo recorde, com o Challenger II de Danny Thompson a atingir os 722,204 km/h, no lago salgado de Bonneville, nos Estados Unidos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Apesar de ter 69 anos de idade, Danny Thompson não podia deixar para a oportunidade de estabelecer este recorde. O seu pai, Mickey Thompson, chegou a estabelecer o recorde do carro com motor de pistões mais rápido do mundo, em 1960. Thompson é lendário no mundo das corridas americanas de automóveis, tendo sido um pioneiro das corridas de dragsters, dono de equipa nas 500 Milhas de Indianapolis e fundador da corrida de todo-o-terreno Baja 1000. Foi assassinado em 1988 pelo seu sócio, mas o crime só foi resolvido em 2007.

Danny Thompson seguiu as pisadas do seu pai e também esteve envolvido nas corridas de automóveis desde tenra idade. Nos últimos anos, tem-se dedicado a construir um veículo que pudesse recuperar o recorde do seu pai, batido quatro vezes desde então. O recorde mais recente era o de George Poteet, que tinha atingido os 706,54 km/h em 2012 com o Speed Demon. O Challenger II ainda tinha sido construído por Mickey em 1968, mas esteve parado durante vários anos, até que Danny tentou estabelecer um novo recorde o ano passado, mas não conseguiu.

Este ano, conseguiu finalmente tornar-se o veículo com motor de pistões mais rápido do mundo. A velocidade registada de 722 km/h é a média das direções diferentes, e numa das direções atingiu mesmo os 739 km/h. O veículo pesa 2360 kg e tem dois motores Mopar Hemi V8, derivados dos encontrados nos Dodge Charger e Challenger SRT, e modificados pelo engenheiro Brian Anderson para usar nitrometano, o mesmo combustível encontrado nos dragsters, debitando assim um total de 2500 cv dos dois motores combinados. E nem precisa de turbo.