M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A moto de água é um brinquedo divertido para quem gosta de ver a praia de longe, rodeado apenas pelo mar… e pelo som do motor. E não importa se está longe ou perto do areal, toda a gente na praia vai saber que está a andar de jetski, porque este ruído espalha-se facilmente pela praia inteira e é impossível de ignorar. É por isso que a Como Yachts lançou a Narke, a primeira moto de água elétrica, que lhe permite divertir-se sem incomodar o resto das pessoas, e sem fazer poluição.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Narke ainda não está a ser produzida nem tem data prevista de chegada ao mercado, mas foi criada por um grupo de engenheiros húngara para se tornar a primeira moto de água desenhada para produção em série. Afinal, se não faltam carros elétricos e já se veem motos e camiões movidos a eletricidade, só falta mesmo a moto de água. A preocupação com o meio ambiente vai além da substituição de um motor a gasolina por um elétrico, com o uso de materiais mais ecológicos na construção do veículo.

A sua estrutura é composta por materiais compósitos reforçados com fibra de carbono, que deverá poder albergar uma bateria removível, para ser substituída em minutos. Esta proposta ainda está em fase de desenvolvimento, pelo que a Narke vai usar uma bateria que pode ser recarregada até 80 por cento em duas horas, e que vai poder acumular carga suficiente para 90 minutos de utilização contínua. A bateria vai fornecer energia a um motor com 45 kW (61 cv) de potência, desenvolvido internamente, e que deverá chegar para divertir-se sobre as ondas, sem fazer qualquer som incómodo, a uma velocidade de 55 km/h.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.