É sob estes moldes de atuação que se prepara para entrar em Portugal uma nova plataforma deste género, a Parpe, que irá permitir aos seus inscritos rentabilizar o seu carro nos períodos em que o mesmo estiver parado. A ideia é, com efeito, mesmo colocar os carros a andar em vez de estarem parados no mesmo local o dia todo.
Originária do Brasil, sendo a sua grande acionista de referência o Grupo Porto Seguro, a Parpe é, de acordo com a sua própria descrição, líder de mercado no país da América Latina e procura agora dar os seus primeiros passos na Europa. A ‘porta de entrada’ escolhida foi o mercado português, a partir do qual irá efetuar a sua expansão no Velho Continente.
A Parpe entra assim no mercado português, aumentando o alcance de utilização dos carros para todo o território nacional e não se restringindo apenas aos grandes centros urbanos, sendo este um dos traços distintivos face a outros serviços ou empresas do género já atuarem em Portugal. “A mobilidade pode ser descentralizada. Nós acreditamos que este fator vai permitir à Parpe não só promover a economia local, proporcionando um rendimento extra ao dono do carro, como trazer outros benefícios, promovendo, por exemplo, o prolongamento do tempo de um turista no interior do país”, afima Fábio Alves, CEO da empresa em Portugal.
Embora neste momento, o site esteja em fase de pré-lançamento, permitindo colocar carros na plataforma, ainda não é possível aos interessados efetuarem os alugueres dos veículos. Ainda assim, a plataforma online tem um simulador que permite a qualquer pessoa saber quanto pode ganhar por ano, tendo em conta o valor do carro e o número de dias em que vai estar disponível para aluguer. A comissão de serviço é de apenas 20% e, no Brasil, em alguns casos, a rentabilidade para os proprietários chega aos dois mil reais (o equivalente a 500 euros) por mês.
A Parpe indica que os passos para anunciar o carro nesta plataforma são simples: o veículo tem de ter menos de 15 anos, menos de 200 mil quilómetros e um valor comercial inferior a 75 mil euros. Depois de registado, o veículo é aprovado pela Parpe para passar a figurar na base de dados da plataforma. É o proprietário quem define o preço do aluguer da sua viatura, tendo sempre uma sugestão da Parpe, que é sustentada num algoritmo de recomendação, com base na oferta e na procura. Já os utilizadores que queiram alugar um carro devem cumprir igualmente determinados requisitos, como carta de condução há mais dois anos, cartão de crédito, ter mais de 21 anos e conta ativa no Facebook.Em termos de segurança, a Parpe estabeleceu uma parceria com a Liberty, a qual garante a cobertura de responsabilidade civil, assistência em viagem, proteção jurídica, quebra de vidros, bagagens e outros danos.
Desportivos e clássicos também são possibilidade
Sabendo que cada ocasião pode requerer um automóvel especial, a Parpe assume-se também como o primeiro serviço de aluguer de viaturas peer-to-peer com um segmento de Special Cars (carros desportivos) e Clássicos.
Nas palavras de Fábio Alves, trata-se de uma “experiência única de utilização a que o público em geral não teria acesso de outra forma e que não existia no mercado”.
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