O estado de Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA), prepara-se para colocar em vigor uma nova regra que permite aos condutores passarem os semáforos vermelhos.

A nova lei, aprovada em dezembro e prestes a entrar em vigor no mês de março, permite que os condutores não tenham de ficar parados perante a luz vermelha nos semáforos caso julguem que esteja com algum tipo de aavria, mas obriga, ainda assim, a parar na indicação de ‘STOP’ presente nos cruzamentos. Essa é, aliás, uma condição essencial para que os condutores possam avançar mesmo com a luz vermelha do semáforo, sendo a outra a não aproximação de nenhum veículo.

Ainda que os condutores possam passar o sinal vermelho – apenas em circunstâncias que considerem anormais no funcionamento daquele dispositivo -, em caso de acidente a responsabilidade será atribuída ao condutor que avançou sem garantir as condições de segurança necessárias

A polícia local admite preocupação com esta nova regra, conforme adianta uma reportagem da 10Tv, que cita o agente James Triplett: “estão a colocar a vida nas vossas mãos se pensam que podem passar um semáforo vermelho num cruzamento e não causar um acidente”, referiu aquele agente, para quem a nova lei poderá aumentar os acidentes graves no estado.

Muitos dos semáforos nos Estados Unidos utilizam sensores no asfalto que ‘reconhecem’ os veículos, mas por vezes têm problemas para detetar motociclos e veículos mais leves, levando assim a diversos minutos de espera até que o semáforo fique verde. Nesse sentido, alguns estados, como a Pennsylvania, permitem já aos motociclistas que passem os sinais vermelhos.