Publicidade Continue a leitura a seguir

Peel P50: O “grande” microcarro dos anos 60

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando se pensa em microcarros, vem logo à cabeça o Isetta da Iso e, posteriormente, da BMW, ou até o mais evoluído Mini, que revolucionou completamente os automóveis compactos. Mas, um dos modelos mais caricatos da era dos microcarros é, sem dúvida, o Peel P50, que até 2014 tinha o título de automóvel mais pequeno do mundo.

Este microcarro com carroçaria em fibra de vidro, foi apresentado no Cycle and Motorcycle Show de 1962, em Earls Court. O pequeno veículo de um só lugar e de três rodas foi posto em produção nesse mesmo ano. Foram produzidos em Peel, na Isle of Man, na fábrica da Peel Engineering Company, em cerca de 47 exemplares.

As medidas não enganam, tem 1270 mm de distância entre eixos, 1340 mm de comprimento, 990 mm da largura, 1000 mm de altura e tem um peso de somente 56 kg. Para fazer mover este pequeno automóvel, foi aplicado um motor Zweirad-Union de um cilindro, a dois tempos e 49 c.c. que desenvolvia 4,2 cv. O arrefecimento era feito através de um pequeno radiador e conseguia atingir os 61 km/h. A caixa era de três velocidades e não tinha marcha-atrás. Os travões de tambor, equipado nas três rodas, são operados por um cabo.

Em 1963, um Peel P50 novo custava apenas 199 libras. O exemplar protagonista deste artigo, chassis nº D535, construído em 1963, é um dos apenas 26 que se pensam ter sobrevivido. Foi meticulosamente restaurado e pertenceu ao Bruce Weiner Microcar Museum, na Geórgia. A 12 de Março de 2016 foi oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, sendo arrematado por 176 mil dólares.