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Pequenos elétricos do Grupo Renault desiludem nos testes da Euro NCAP

Renault Zoe

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Para encerrar o ano de 2021, a Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis novos, colocou à prova mais uma leva de modelos, com 11 modelos sujeitos a análise. Se modelos como o BMW iX e o Mercedes-Benz EQS sobressaíram pela positiva, outros, como o Renault Zoe, desapontaram, com o pequeno elétrico da marca francesa a não receber qualquer estrela.

Os galardoados com as cinco estrelas neste conjunto de testes são bastante diversificados em tipologia, havendo nesta lista SUV compactos, mini-monovolumes (MPV) e berlinas elétricas executivas. Apesar de preços diferentes e de motorizações igualmente variadas, o BMW iX, os Genesis G70 e CV70, o Mercedes-Benz EQS, o Nissan Qashqai, o Skoda Fabia e o Volkswagen Caddy arrebataram as cinco estrelas dos ensaios de segurança da Euro NCAP, sublinhando assim a sua maior segurança e proteção dos ocupantes.

A entidade destaca, porém, prestações de alguns dos veículos analisados, como no caso do Qashqai nos assistentes à condução ou do EQS na proteção dos ocupantes. O pequeno Fiat 500e e o novo MG Marvel R também estiveram num patamar positivo e garantiram quatro estrelas.

Estes resultados mereceram da parte de Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP, palavras elogiosas, com este a considerar que “estes resultados dão aos consumidores os níveis de segurança que se habituaram a esperar. Mostram uma vez mais que a segurança é tudo sobre boa engenharia e menos sobre o topo de motorização ou o preço per se”.

Bem menos positivas foram as suas palavras para os dois elétricos do Grupo Renault em análise, o Renault Zoe e o Dacia Spring, com o primeiro a não merecer qualquer estrela e o segundo, recentemente lançado em Portugal, a garantir apenas uma, “tendo um desempenho pior do que o esperado”.

O novo Zoe, lançado em 2020, recebeu diversas melhorias na bateria, mas não nos sistemas de segurança. De acordo com a Euro NCAP, aconteceu precisamente o inverso, “já que o airbag lateral montado no banco que anteriormente protegia a cabeça e o tórax foi substituído por um airbag de tórax menos eficaz, representando uma degradação na proteção dos ocupantes”. Tendo merecido também reparos na proteção dos ocupantes e dos outros utilizadores vulneráveis, o Zoe ficou a ‘zeros’ nesta ronda.

O Spring esteve ligeiramente melhor. Fortemente baseado no Renault City K-ZE comercializado na China, o novo elétrico da Dacia foi também criticado em diversos aspetos. “A sua performance nos testes de colisão é problemática, com um elevado risco de lesões ameaçadoras para o peito do condutor e para a cabeça do passageiro traseiro direito em testes de colisão frontal e proteção marginal do peito nos embates laterais”.

Segundo Ratingen, utilizando palavras duras, “o Laguna foi o primeiro carro da receber cinco estrelas em 2001, Mas estes resultados dececionantes para o Zoe e para o Dacia Spring mostram que a segurança se tornou num dano colateral na transição do grupo para os carros elétricos”.