A Volvo ‘soma e segue’ neste início de 2018. Além de ter visto o novíssimo XC40 ser eleito Carro do Ano Internacional, a marca sueca teve também em Hakan Samuelsson, o seu presidente e CEO, o reconhecimento internacional com a eleição como Personalidade do Ano.

Esta distinção, que reconhece os esforços da companhia de Gotemburgo em capítulos tão importantes como os da segurança e da eficiência, foi atribuída pelos jurados do troféu World Car of the Year em Genebra, na abertura do Salão Internacional que decorre atualmente nesta cidade suíça.

Sob a liderança de Samuelsson, a Volvo Cars tem vindo a passar por uma profunda remodelação, naquilo que a marca apelida de “mudança disruptiva”, lembrando que muitas das decisões tomadas por Samuelsson têm tido “impacto significativo na indústria” automóvel.

A Volvo destaca que, sob a sua presidência, registou quatro anos consecutivos de aumento das vendas a nível mundial, com subsequente crescimento dos resultados financeiros e operacionais, além de ter supervisionado a introdução das plataformas SPA – Scalable Product Architecture e CMA – Compact Modular Architecture, as quais permitiram o desenvolvimento e lançamento de sete novos modelos em três anos, a começar no XC90 e a terminar no mais recente V60.

Uma parte do crescimento das vendas deve-se ao lançamento de uma completamente renovada gama de três SUV, com o já citado XC90 a preceder as chegadas do XC60 (importantíssimo para a marca) e do XC40, este último a fazer agora a sua estreia no mercado nacional.

Em termos ecológicos, a Volvo, pela voz de Samuelsson, foi também uma das primeiras marcas a assumir o seu compromisso com a eletrificação, coroando esta intenção com a criação de uma marca de performance elétrica, a Polestar.