Pesada exclusividade: O livro da Bentley que custa uma pequena fortuna

19/05/2019

É costume dizer-se que a exclusividade paga-se caro e isso também se aplica à obra magna sobre a história da Bentley, um livro que está (literalmente) carregado com a história centenária da marca de Crewe. Limitada a apenas sete exemplares, a versão ‘Centenary Opus’ tem um custo de 200 mil libras esterlinas!

No entanto, essa obra literária tão exclusiva e dispendiosa reflete diversos detalhes especiais criados especificamente para essas sete unidades, que são criadas pela editora Opus e que passam em revista o legado histórico da marca britânica, como os triunfos nas edições das 24 Horas de Le Mans do passado ou descrição de diversos dos modelos que fizeram história. No total, são nove capítulos em mais de 800 páginas, não se esquecendo também o caminho que a Bentley irá seguir no futuro.

A introdução do livro é escrita pelo estilista Ralph Lauren, com os nove capítulos a terem, depois, uma introdução própria da autoria de um especialista em cada uma das áreas. O capítulo final, denominado ‘Futuro’, tem introdução escrita pelo CEO da marca, Adrian Hallmark.

A versão mais cara, denominada ‘100 Carat Edition’, demarca-se pelo máximo nível de luxo, já que é adornado por 100 quilates de diamantes. O número de unidades produzidas – sete – reflete igual número de continentes. O símbolo das ‘Asas’ pode ser escolhido entre ouro branco ou platina.

Contudo, ler esta obra não será fácil: com quase um metro de largura e com aproximadamente 30 kg de peso, a Bentley Centenary Opus é o maior livro alguma vez produzido por uma marca da indústria automóvel. Para quem achar que 200 mil libras esterlinas é demasiado, a Bentley tem duas outras versões, mais acessíveis, mas também limitadas em número.

A segunda mais cara é a Mulliner Edition, com 100 unidades previstas, esta com retratos gigantescos Polaroid de 50,8 cm por 61 cm para retratar dez modelos icónicos da Bentley – trata-se da primeira vez que a maior câmara Polaroid foi utilizada para fotografar automóveis –, além de 56 aguarelas comissionadas exclusivamente para esta Bentley Opus. A completar a edição, há ainda um pedaço de borracha do pneu ‘dianteiro esquerdo’ da Michelin que triunfou nas 24 Horas de Le Mans de 2003, com o Speed 8. Esta edição especial tem um custo de 12.500 libras esterlinas.

Outra característica interessante destes livros é a de contar com uma opção ‘por medida’, com os proprietários a poderem ter a opção de incluir as suas próprias fotografias em páginas especiais dentro da Bentley Opus. Os proprietários podem assim introduzir os seus carros e as suas memórias nos próprios livros, com os compradores da versão Mulliner a pedirem até que o seu carro seja fotografado para inclusão nas suas edições.

A versão produzida em maior número e mais acessível é a Centenary Edition, com 500 exemplares pensados com um custo de 3000 libras cada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.