A ideia é mesmo a de ‘atingir’ o coração daqueles que são apaixonados por automóveis, os ‘petrolhead’, como são comummente apelidados, com a Petrolheart a apresentar artigos diversos com ilustrações originais sobre carros e motores lendários que marcaram a sua época.
O nascimento da marca data de 2014, quando Francisco Calado teve a ideia de recriar motores famosos em t-shirts. O designer tem vindo a ser também notícia pela sua veia criativa na imaginação de diversos veículos futuristas, como o camião elétrico da Mercedes-Benz que também já foi destaque no Motor24.
Apesar de ainda ser uma marca jovem, a Petrolheart tem vindo a marcar a sua posição no mercado europeu e americano, estando já presente em lojas de vestuário em Milão, Berlim e Madrid.
Noutro âmbito, procurando ir além dos têxteis, a Petrolheart começa a dar os primeiros passos no mercado de customização de automóveis clássicos, com vários projetos de clássicos icónicos em andamento para 2018.
Criatividade no centro de tudo
O percurso de Francisco Calado na área automóvel é longo e reflete uma paixão duradoura pelos motores, conseguindo aliá-la a uma outra vertente, a do desenho.
“Desde que me conheço que sempre fui um apaixonado por automóveis e por tudo o que envolvia jantes e motores. Sempre gostei muito de desenhar e desde sempre tentei conciliar estas minhas duas paixões”, adianta, revelando que depois de terminar o curso de Design no IADE em 2012 conseguiu seguir o seu “sonho” e inscrever-se num master em design automóvel com a colaboração de um nome icónico – a Lamborghini – num dos mais reputados centros de aprendizagem de design do mundo, a Scuola Politécnica di Design em Milão.
Mais recentemente, trabalhou como Yacht Designer em Inglaterra, desenhando iates da Princess. Por opção pessoal, dedicou-se a tempo inteiro à Petrolheart a partir de agosto de 2017.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.