Peugeot 205: O hatchback mais seguro do mundo

01/07/2019

Vivemos no final da década de 80, e o Peugeot 205 é um sucesso estrondoso de vendas. Pequeno, ágil e com um design apelativo, este pequeno hatchback percorreu as estradas desta nossa Europa, sendo um meio de transporte das massas, tarefa que cumpriu com afinco durante o apogeu da sua produção.

O actual presidente da famosa companhia de luxo Louis Vuitton, Bernard Arnault, encomendou o então automóvel das massas, o Peugeot 205, estabelecendo «apenas» uns requisitos especiais.

Se bem se recordam, o Peugeot 205 apenas vinha equipado com ar condicionado ou direcção assistida. Neste caso, a combinação destas características absolutamente indispensáveis nos dias de hoje, foi acedida apenas para o efeito.

A escolha do Peugeot 205 recaiu precisamente pelo facto de ser um automóvel comum, e que permitiria ao milionário circular livremente, sem todo o aborrecimento dos procedimentos de segurança, incomodo de paparazzi, etc.

O requisito que faz deste automóvel tão especial, é mesmo o facto de ser blindado. Para o efeito, painéis blindados com nível 2 de protecção foram instalados, oferecendo protecção contra munições até nove milímetros. Também os vidros tinham uma grossura superior, sendo à prova de bala.

Todo este aumento de peso, ditou uma necessidade de melhorar os travões, bem como a suspensão. No final, estima-se que este clássico pese em torno de mil e quatrocentos quilos.

Propulsionado pelo mítico motor mil e novecentos do GTI, com cerca de cento e vinte cavalos de potência, a performance não ficava aquém do normal para um carro citadino da época.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.