O Peugeot 308 foi eleito ‘Women’s World Car of the Year’, um galardão decidido por 56 mulheres do setor jornalístico provenientes de 40 países (incluindo Carla Ribeiro, do jornal português Público), com o modelo francês a vencer uma votação que foi bastante renhida, de acordo com a organização destes prémios.

Além de ter sido eleito o ‘Automóvel Urbano do Ano’ nestes mesmos prémios, o novo 308 foi também escolhido pela súmula das suas competências, desde logo pela experiência tecnológica, mas também pela eficiência ambiental e pela gama ampla com diferentes opções de motorização.

Nesta 12ª edição do troféu, o júri teve de apreciar 65 modelos candidatos, lançados no mercado entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, com anúncio a ser feito precisamente no Dia Internacional da Mulher.

Os modelos foram ensaiados de forma pormenorizada pelas 56 juradas, tendo avaliado diferentes detalhes. Na primeira ronda de votações foram escolhidos os vencedores de cada categoria: o 308 foi eleito o ‘Automóvel Urbano do Ano’, o Kia Sportage o ‘SUV familiar do Ano’, o BMW iX o ‘SUV Grande do Ano’, o Ford Mach-E o ‘Familiar do Ano’, o Audi e-Tron GT o ‘Desportivo do Ano’ e o Jeep Wrangler 4xe o ‘4×4 do Ano’.

Ou seja, nestes prémios foram atribuídos três prémios a automóveis elétricos. Dessa fornada de vencedores foi depois eleito o vencedor do prémio principal.

“A votação deste ano foi mais renhida do que nunca. Os jurados tiveram um trabalho árduo uma vez que cada candidato representava o melhor dos seus segmentos”, afirmou Marta Garcia, Presidente dos WWCOTY.