A lista das marcas ausentes no próximo Salão de Genebra, tendencialmente o mais importante de todos os certames automóveis mundiais, terá mais duas ausências de peso na forma da Peugeot e da Opel, ambas do Grupo PSA, que se juntam a outras de grande peso como a Lamborghini, Ford, Volvo ou Nissan.

Com a importância dos salões automóveis a decair, impulsionada por uma mudança nos próprios padrões de investimento das marcas, são cada vez mais aquelas que procuram eventos ou formatos alternativos em vez de marcarem presença num espaço limitado com custos elevados. Essa será também a razão que ditará a ausência das marcas Peugeot e Opel do Salão de Genebra, conforme confirmou um porta-voz da marca germânica ao site CarScoops.

“Podemos confirmar que a Opel não vai participar no Salão de Genebra de 2020. Refletindo sobre os nossos planos e lançamentos para 2020, decidimos participar no Salão de Bruxelas em janeiro e colocar uma ênfase maior noutros eventos para futuros produtos. Continuaremos a avaliar constantemente a nossa presença nos salões e participaremos quando fizer sentido em termos de negócio e de comunicação”, é citada uma fonte da Opel, em declarações quase replicadas por um outro responsável da Peugeot que também cita a necessidade de os eventos terem um relevo comercial.

A Citroën deverá seguir o mesmo caminho, enquanto a DS Automobiles, quarta marca do Grupo PSA, deverá estar representada no Salão de Genebra devido ao surgimento de um novo modelo, o DS9.

Outras marcas com ausência confirmada do Salão de Genebra são a Ford, Jaguar, Land Rover, Maserati, MINI, Nissan, Opel, Peugeot, Subaru e Tesla.

A incerteza em relação aos salões automóveis tem vindo a aprofundar-se ao longo dos anos, com o Salão de Genebra a ser visto como aquele que potencialmente ficará como grande centro de novidades para início de temporada. O mesmo já poderá não suceder com os salões de Paris e de Frankfurt, que deverão sofrer mudanças radicais nos seus conceitos de organização. O segundo, sabe o Motor24, poderá até desaparecer daquela cidade alemã para surgir numa outra cidade, com Munique a ser uma das candidatas à organização.

[Editado: Retiraram-se as marcas Alfa Romeo e Fiat, do Grupo FCA, da lista de ausências depois de confirmação da presença no Salão de Genebra por parte de fonte oficial daquela companhia. Aos visados e aos leitores fica expresso um pedido de desculpas].