Peugeot ‘empresta’ tecnologia aos barcos da Beneteau

05/12/2017

A tecnologia da Peugeot vai estar também presente nos barcos da Beneteau, graças à adoção da tecnologia i-Cockpit na instrumentação das embarcações. A companhia líder mundial da naútica de recreio recorreu dessa forma a uma solução que tem vindo a ser desenvolvida continuamente pela Peugeot para os seus carros, chegando já a quase quatro milhões de utilizadores em todo o mundo.

Concebido e realizado pelo Peugeot Design Lab, este dispositivo de demonstração funcional associa o manuseamento i-Cockpit à tecnologia conectada Ship Control, desenvolvida pela Beneteau para criar o Sea Drive Concept, que explora, assim, aquilo que poderá vir a ser o futuro em termos de posto de pilotagem náutica.

Apostando na redução significativa do número de botões presentes no habitáculo, o i-Cockpit da Peugeot consiste na adoção de um volante de diâmetro reduzido (o mais pequeno do mercado em todos os segementos) e um painel de instrumentos colocado em posição sobrelevada, ao passo que a grande parte das funcionalidades fica reservada para o grande ecrã tátil que congrega comandos e sistemas, como a navegação.

Agora, surge também aplicado no universo marítimo pelo efeito da junção entre a Peugeot e a Beneteau, duas marcas francesas que colaboraram na aplicação do conceito i-Cockpit para este ‘leão marinho’. Tudo passou pelas mãos do Peugeot Design Lab, um estúdio global de design de marca dedicado a clientes externos que presta serviços ou concebe produtos de desenho inovador para levar a abordagem tecnológica da Peugeot a outro setores de mercado.

Por seu lado, consciente da sofisticação cada vez maior dos equipamentos montados a bordo dos seus barcos, a Beneteau, colocou em marcha um programa de pesquisa designado Advanced Monitoring System (AMS). Este dispositivo deve permitir centralizar todas as informações úteis para a pilotagem, a segurança e o conforto a bordo. Este trabalho culminou com a criação da tecnologia Ship Control, que foi implementada e apresentada ao público no novo sport-cruiser Gran Turismo 50.

Peugeot na inspiração

Do leque de elementos retirados dos automóveis da Peugeot constam o volante (de reduzidas dimensões), o ecrã tátil de 17 polegadas que exibe o interface ShipControl e que permite acesso imediato às funcionalidades eletrónicas do barco, um tablet amovível que permite exibir as principais informações de navegação no eixo de visão do piloto e os interruptores dispostos à esquerda e à direita do volante que permitem um acesso direto e permanente às funções principais.

No ShipControl, o utilizador poderá controlar funcionalidades como a iluminação a bordo (repartição, intensidade), climatização, navegação (velocidade, corrente, profundidade, percurso, direção, posição), controlo dos níveis das baterias, controlo dos níveis dos depósitos de combustível, gestão elétrica (corrente contínua e alterna), gestão das bombas de porão, sistema HiFi (alta-fidelidade) e os motores (regime, velocidade).

Além disso, beneficia da qualidade de construção e escolha de materiais saídos diretamente do universo da marca do ‘leão’ no seu nível de equipamento GT: couro Nappa, pespontos cobreados, teclas cromadas e acetinadas, entre outros itens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.