Acabado de revelar, o Peugeot Rifter – fabricado em Mangualde – vai já contar com um concept para o Salão de Genebra, naquilo que a marca francesa apelida de “caçador de estrelas”.

O Peugeot Rifter 4×4 Concept foi concebido para explorar os grandes espaços, com tração integral, pneus específicos e uma altura ao solo elevada em 80 mm. Outro dos aspetos de destaque é a aplicação de uma tenda de campismo da Overland, que permite levar as explorações muito além do pôr-do-sol. Ao jeito de um ‘canivete suíço’, não lhe falta mesmo uma nova bicicleta de BTT de assistência elétrica Peugeot eM02 FS Powertube, com bateria integrada diretamente no quadro.

Por fora, o Rifter 4×4 Concept é aprsentado num tom cinzento brilhante específico, associado com uma máscara em preto mate entre a grelha e o capot. Vários elementos em preto ONYX, oriundos do veículo de série, nomeadamente nos retrovisores, grelha ou ainda nas barras de tejadilho, complementam o seu estilo. As jantes são de 16 polegadas em preto ONYX diamantadas e envernizadas. Este modelo dispõe, ainda, de vários detalhes em amarelo anodizado acetinado.

Na frente, o amarelo está presente nos faróis de nevoeiro, no fundo do lettering “Peugeot” da grelha e ainda na zona preto mate do capot. Na parte traseira, a designação “Rifter” atravessa o vidro traseiro. Os autocolantes estriados, com acabamento cromado fumado, surgem nas asas traseiras, subindo até ao tejadilho, dando uma nova dinâmica à silhueta. Até mesmo o logótipo “Dangel” conta com uma decoração específica, com detalhes em amarelo.

O jogo de cores e materiais prolonga-se ao interior: bancos específicos com o logo “Rifter” juntam-se ao revestimento com um têxtil cinzento malhado em relevo com alcantara preta. O volante do conceito i-Cockpit em couro apresenta também costuras amarelas, ostentando uma gravação “Peugeot” na mesma tonalidade.

Longe das luzes das cidades, o Rifter 4×4 Concept poderá contar com uma rampa de luzes LED na parte superior do para-brisas. Curvada e com uma largura de 1,35 m, integra um alinhamento de 100 LED, divididos por duas filas, com potência total de 300 W.

Tecnicamente, o modelo está equipado com um sistema de tração às quatro rodas, desenvolvido pela Dangel, parceiro histórico da marca e especialista de renome em transformações 4WD. A transmissão 4×4 é ativada através de um sistema de acoplamento viscoso, operado através de um seletor situado à mão no painel de bordo, à direita da manete da caixa de velocidades, sendo propostos três modos de condução entre o ‘2RM’ de duas rodas motrizes, ‘4RM’ em que a transmissão se encarrega de enviar porência para as rodas traseiras em caso de perda de motricidade e, por fim, o modo ‘Lock’, para bloquear o eixo traseiro, útil para transposições extremas e cruzamentos de obstáculos. Além das alterações motrizes, nota ainda para os quatro pneus de elevada performance da BF Goodrich.

Quanto à motorização, recorre a um 1.5 BlueHDi de 130 CV com caixa manual de seis velocidades e 300 Nm de binário.

Tenda para todos os fins

verdadeiramente interessante é a adoção de uma tenda de campismo da Overland. De fácil instalação, desdobra-se a partir do seu compartimento sobre as barras de tejadilho. Certificadas de acordo com a norma “City Crash Test”, estas barras de tejadilho estão disponíveis como acessórios e podem suportar qualquer tipo de carga. Tudo o que há a fazer é fixar a escada deslizante, não havendo necessidade de estacas, já que tudo o que é preciso está no tejadilho.

O material da tenda de campismo foi especificamente concebido para o Rifter 4×4 Concept, enquanto o colchão é revestido do mesmo têxtil cinza acolchoado, com costuras amarelas, como os bancos. As almofadas são em alcantara, igualmente debruadas a amarelo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.