No primeiro ano inteiramente sem restrições quanto a vendas em Portugal, as marcas automóveis tiveram, no entanto, de continuar a lidar com preocupações relativas a fornecimento de componentes, o que teve também natural repercussão no fornecimento de automóveis, havendo escassez de alguns componentes. Além da falta de chips devido a restrições anteriores na China, que terminaram apenas em dezembro com o fim da política ‘Covid Zero’ do governo chinês, o ano de 2022 trouxe também a escassez de outros materiais, como vidro para para-brisas ou as cablagens, que tinham na Ucrânia um dos seus principais pontos de produção para as muitas fábricas europeias.
Neste contexto, além das preferências dos automobilistas, juntou-se também a questão da disponibilidade de automóveis novos, com alguns importadores a verem as suas vendas impactadas pela ausência de carros para entrega.
Com maior ou menor impacto, a Peugeot conseguiu terminar o ano como a marca mais vendida, com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% face ao ano de 2021, perdendo também em quota de mercado – 10,77% em 2022 contra 12% em 2021. A Renault termina o ano no segundo lugar, com 12.841 unidades vendidas, numa queda de 16,8% face ao ano passado, enquanto a sua quota de mercado encolheu de 10,53% para 8,22%. Ambas as companhias foram afetadas pelos tais problemas logísticos no fornecimento de componentes e consequente entrega de novos automóveis, explicando-se assim, de certa forma, as suas descidas na vendas.
O terceiro lugar do pódio ficou para a Mercedes-Benz, que voltou a ser a melhor das marcas premium, com 12.055 unidades matriculadas, ganhando 5,9% face a 2021, mas também não evitando uma ligeiríssima perda de quota de mercado, de 7,76% para 7,72%.
Dacia em grande no top 10Com um crescimento de 74,4% entre os dois anos, a Dacia foi a marca que mais se destacou nos primeiros dez da lista. Impulsionada por uma gama inteiramente renovada, incluindo agora também o familiar de sete lugares mais barato do mercado, o Jogger, a marca romena atingiu um total de 10.157 unidades em 2022, um grande salto face aos 5825 modelos que registou em 2021, o que lhe permitiu também dar um salto em quota de mercado, de 3,97% para os 6,50%.
A BMW ficou na quinta posição, com 9695 unidades matriculadas, numa quebra de 13,9% e numa redução da sua quota de mercado de 7,68% para 6,20%, sendo também afetada pelas questões de fornecimento de componentes. Depois ficaram três marcas com nota positiva: Toyota, Citroën e Volkswagen. A companhia japonesa cresceu 14,3% com 9025 unidades matriculadas, ao passo que a francesa teve um aumento de 4,3%, para 9015 registos. Já a marca de Wolfsburgo teve um ganho de 13%, matriculando 8494 unidades em 2022. Hyundai e Fiat completaram o lote das dez marcas mais vendidas no ano passado.
Ainda longe de números de monta, a Tesla teve um crescimento de 73,5% graças à melhoria da sua cadeia de fornecimento com a abertura da fábrica de Berlim que lhe permitiu ter uma maior disponibilidade, com um total de 2616 unidades entregues.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | |||||||
Dezembro | Janeiro – Dezembro | ||||||
Unidades | Unidades | % | % no Mercado | ||||
2022 | 2021 | 2022 | 2021 | Var. | 2022 | 2021 | |
Peugeot | 1 758 | 1 834 | 16 828 | 17 595 | -4,4 | 10,77 | 12,00 |
Renault | 1 875 | 1 481 | 12 841 | 15 439 | -16,8 | 8,22 | 10,53 |
Mercedes-Benz | 1 058 | 728 | 12 055 | 11 383 | 5,9 | 7,72 | 7,76 |
Dacia | 1 155 | 1 151 | 10 157 | 5 825 | 74,4 | 6,50 | 3,97 |
BMW | 1 032 | 636 | 9 695 | 11 263 | -13,9 | 6,20 | 7,68 |
Toyota | 464 | 676 | 9 025 | 7 896 | 14,3 | 5,78 | 5,38 |
Citroën | 391 | 527 | 9 015 | 8 644 | 4,3 | 5,77 | 5,89 |
Volkswagen | 909 | 562 | 8 494 | 7 514 | 13,0 | 5,44 | 5,12 |
Hyundai | 524 | 636 | 7 263 | 7 610 | -4,6 | 4,65 | 5,19 |
Fiat | 493 | 440 | 6 655 | 4 980 | 33,6 | 4,26 | 3,40 |
Kia | 325 | 495 | 6 419 | 5 344 | 20,1 | 4,11 | 3,64 |
Opel | 698 | 472 | 6 231 | 5 273 | 18,2 | 3,99 | 3,60 |
Seat | 562 | 321 | 6 119 | 6 320 | -3,2 | 3,92 | 4,31 |
Ford | 549 | 350 | 5 859 | 4 812 | 21,8 | 3,75 | 3,28 |
Nissan | 517 | 478 | 5 356 | 5 938 | -9,8 | 3,43 | 4,05 |
Audi | 360 | 280 | 3 750 | 3 463 | 8,3 | 2,40 | 2,36 |
Volvo | 362 | 301 | 3 594 | 3 978 | -9,7 | 2,30 | 2,71 |
Tesla | 421 | 161 | 2 616 | 1 508 | 73,5 | 1,67 | 1,03 |
Skoda | 100 | 117 | 2 095 | 1 789 | 17,1 | 1,34 | 1,22 |
MINI | 219 | 161 | 1 879 | 1 957 | -4,0 | 1,20 | 1,33 |
Mitsubishi | 120 | 102 | 1 671 | 1 466 | 14,0 | 1,07 | 1,00 |
Cupra | 98 | 110 | 1 626 | 557 | 191,9 | 1,04 | 0,38 |
Jeep | 68 | 73 | 961 | 781 | 23,0 | 0,62 | 0,53 |
DS | 165 | 49 | 952 | 612 | 55,6 | 0,61 | 0,42 |
Mazda | 74 | 87 | 925 | 1 076 | -14,0 | 0,59 | 0,73 |
Porsche | 143 | 84 | 852 | 765 | 11,4 | 0,55 | 0,52 |
Honda | 27 | 29 | 767 | 634 | 21,0 | 0,49 | 0,43 |
Land Rover | 50 | 41 | 580 | 577 | 0,5 | 0,37 | 0,39 |
Jaguar | 49 | 67 | 478 | 433 | 10,4 | 0,31 | 0,30 |
Lexus | 23 | 57 | 342 | 413 | -17,2 | 0,22 | 0,28 |
Smart | 16 | 65 | 283 | 430 | -34,2 | 0,18 | 0,29 |
Alfa Romeo | 15 | 12 | 255 | 93 | 174,2 | 0,16 | 0,06 |
Suzuki | 22 | 14 | 218 | 127 | 71,7 | 0,14 | 0,09 |
Maserati | 7 | 4 | 82 | 25 | 228,0 | 0,05 | 0,02 |
Bentley | 5 | 1 | 63 | 26 | 142,3 | 0,04 | 0,02 |
Polestar | 0 | 0 | 61 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Aiways | 11 | 0 | 56 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Aston Martin | 2 | 4 | 40 | 34 | 17,6 | 0,03 | 0,02 |
Ferrari | 3 | 0 | 29 | 23 | 26,1 | 0,02 | 0,02 |
MG | 28 | 0 | 28 | 0 | — | 0,02 | 0,00 |
Lamborghini | 0 | 0 | 14 | 13 | 7,7 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 0 | 1 | 9 | 11 | -18,2 | 0,01 | 0,01 |
Man | 0 | 1 | 9 | 10 | -10,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | 0 | 2 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Maxus | 0 | 0 | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 14 698 | 12 608 | 156 250 | 146 637 | 6,6 | 100,00 | 100,00 |
Origem: AT | |||||||
Fonte: ACAP |