A Peugeot voltou a ser a marca automóvel mais vendida em Portugal (nos ligeiros de passageiros), batendo a Renault que, após um início de ano menos forte, acabou por recuperar muita da sua pujança na parte final de 2022. A marca do losango foi, aliás, a que mais automóveis matriculou no último mês do ano. O grande destaque do ano vai, no entanto, para a Dacia, com a marca romena a ser a quarta melhor no cômputo dos 12 meses.

No primeiro ano inteiramente sem restrições quanto a vendas em Portugal, as marcas automóveis tiveram, no entanto, de continuar a lidar com preocupações relativas a fornecimento de componentes, o que teve também natural repercussão no fornecimento de automóveis, havendo escassez de alguns componentes. Além da falta de chips devido a restrições anteriores na China, que terminaram apenas em dezembro com o fim da política ‘Covid Zero’ do governo chinês, o ano de 2022 trouxe também a escassez de outros materiais, como vidro para para-brisas ou as cablagens, que tinham na Ucrânia um dos seus principais pontos de produção para as muitas fábricas europeias.

Neste contexto, além das preferências dos automobilistas, juntou-se também a questão da disponibilidade de automóveis novos, com alguns importadores a verem as suas vendas impactadas pela ausência de carros para entrega.

Com maior ou menor impacto, a Peugeot conseguiu terminar o ano como a marca mais vendida, com 16.828 unidades matriculadas, uma quebra de 4,4% face ao ano de 2021, perdendo também em quota de mercado – 10,77% em 2022 contra 12% em 2021. A Renault termina o ano no segundo lugar, com 12.841 unidades vendidas, numa queda de 16,8% face ao ano passado, enquanto a sua quota de mercado encolheu de 10,53% para 8,22%. Ambas as companhias foram afetadas pelos tais problemas logísticos no fornecimento de componentes e consequente entrega de novos automóveis, explicando-se assim, de certa forma, as suas descidas na vendas.

O terceiro lugar do pódio ficou para a Mercedes-Benz, que voltou a ser a melhor das marcas premium, com 12.055 unidades matriculadas, ganhando 5,9% face a 2021, mas também não evitando uma ligeiríssima perda de quota de mercado, de 7,76% para 7,72%.

Dacia em grande no top 10

Com um crescimento de 74,4% entre os dois anos, a Dacia foi a marca que mais se destacou nos primeiros dez da lista. Impulsionada por uma gama inteiramente renovada, incluindo agora também o familiar de sete lugares mais barato do mercado, o Jogger, a marca romena atingiu um total de 10.157 unidades em 2022, um grande salto face aos 5825 modelos que registou em 2021, o que lhe permitiu também dar um salto em quota de mercado, de 3,97% para os 6,50%.

A BMW ficou na quinta posição, com 9695 unidades matriculadas, numa quebra de 13,9% e numa redução da sua quota de mercado de 7,68% para 6,20%, sendo também afetada pelas questões de fornecimento de componentes. Depois ficaram três marcas com nota positiva: Toyota, Citroën e Volkswagen. A companhia japonesa cresceu 14,3% com 9025 unidades matriculadas, ao passo que a francesa teve um aumento de 4,3%, para 9015 registos. Já a marca de Wolfsburgo teve um ganho de 13%, matriculando 8494 unidades em 2022. Hyundai e Fiat completaram o lote das dez marcas mais vendidas no ano passado.

Ainda longe de números de monta, a Tesla teve um crescimento de 73,5% graças à melhoria da sua cadeia de fornecimento com a abertura da fábrica de Berlim que lhe permitiu ter uma maior disponibilidade, com um total de 2616 unidades entregues.

Nota ainda para as novidades do mercado nacional, a Polestar e Aiways, que matricularam 61 e 56 automóveis, respetivamente, embora ambas não tenham tido um ano inteiro de vendas.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS
Dezembro Janeiro – Dezembro
Unidades Unidades % % no Mercado
2022 2021 2022 2021 Var. 2022 2021
Peugeot 1 758 1 834 16 828 17 595 -4,4 10,77 12,00
Renault 1 875 1 481 12 841 15 439 -16,8 8,22 10,53
Mercedes-Benz 1 058 728 12 055 11 383 5,9 7,72 7,76
Dacia 1 155 1 151 10 157 5 825 74,4 6,50 3,97
BMW 1 032 636 9 695 11 263 -13,9 6,20 7,68
Toyota 464 676 9 025 7 896 14,3 5,78 5,38
Citroën 391 527 9 015 8 644 4,3 5,77 5,89
Volkswagen 909 562 8 494 7 514 13,0 5,44 5,12
Hyundai 524 636 7 263 7 610 -4,6 4,65 5,19
Fiat 493 440 6 655 4 980 33,6 4,26 3,40
Kia 325 495 6 419 5 344 20,1 4,11 3,64
Opel 698 472 6 231 5 273 18,2 3,99 3,60
Seat 562 321 6 119 6 320 -3,2 3,92 4,31
Ford 549 350 5 859 4 812 21,8 3,75 3,28
Nissan 517 478 5 356 5 938 -9,8 3,43 4,05
Audi 360 280 3 750 3 463 8,3 2,40 2,36
Volvo 362 301 3 594 3 978 -9,7 2,30 2,71
Tesla 421 161 2 616 1 508 73,5 1,67 1,03
Skoda 100 117 2 095 1 789 17,1 1,34 1,22
MINI 219 161 1 879 1 957 -4,0 1,20 1,33
Mitsubishi 120 102 1 671 1 466 14,0 1,07 1,00
Cupra 98 110 1 626 557 191,9 1,04 0,38
Jeep 68 73 961 781 23,0 0,62 0,53
DS 165 49 952 612 55,6 0,61 0,42
Mazda 74 87 925 1 076 -14,0 0,59 0,73
Porsche 143 84 852 765 11,4 0,55 0,52
Honda 27 29 767 634 21,0 0,49 0,43
Land Rover 50 41 580 577 0,5 0,37 0,39
Jaguar 49 67 478 433 10,4 0,31 0,30
Lexus 23 57 342 413 -17,2 0,22 0,28
Smart 16 65 283 430 -34,2 0,18 0,29
Alfa Romeo 15 12 255 93 174,2 0,16 0,06
Suzuki 22 14 218 127 71,7 0,14 0,09
Maserati 7 4 82 25 228,0 0,05 0,02
Bentley 5 1 63 26 142,3 0,04 0,02
Polestar 0 0 61 0 0,04 0,00
Aiways 11 0 56 0 0,04 0,00
Aston Martin 2 4 40 34 17,6 0,03 0,02
Ferrari 3 0 29 23 26,1 0,02 0,02
MG 28 0 28 0 0,02 0,00
Lamborghini 0 0 14 13 7,7 0,01 0,01
Alpine 0 1 9 11 -18,2 0,01 0,01
Man 0 1 9 10 -10,0 0,01 0,01
Iveco 0 0 2 0 0,00 0,00
Maxus 0 0 1 0 0,00 0,00
Total 14 698 12 608 156 250 146 637 6,6 100,00 100,00
Origem: AT
Fonte: ACAP