Concluída com sucesso, a renovação da pista de testes de Nardò, em Itália, permitirá que alguns dos principais fabricantes de automóveis voltem a testar os limites das suas máquinas e procurar velocidades máximas acima dos 400 km/h.

Atualmente na posse da Porsche, o Centro Técnico de Nardò, na Apúlia, em Itália, foi renovado na sua extensão total, ou seja, 12,6 quilómetros de extensão, com a cerimónia de reabertura a ser presenciada pelas autoridades locais e regionais, bem como representantes da empresa. Desde 2012 que a pista pertence à Porsche Engineering Group GmbH.

Os trabalhos, que decorreram durante sete meses e representaram um investimento de 35 milhões de euros, fazem parte de uma estratégia de desenvolvimento do centro de testes. Além do complexo asfaltamento da reconhecida pista circular, foi ainda instalada uma solução inovadora para os rails de proteção desenvolvida especialmente pela Porsche Engineering para os testes de alta velocidade. Os trabalhos incluíram ainda a renovação integral da plataforma para testes dinâmicos de veículos, com uma área total de 106.000 metros quadrados.

“Com a modernização das pistas, a estratégia de desenvolvimento do Centro Técnico de Nardò avança significativamente”, afirma Malte Radmann, Chairman do Conselho de Direção do Centro Técnico de Nardò e Diretor executivo da Porsche Engineering. “Este centro de testes sempre foi único e agora, mais do que nunca, é uma pedra basilar na estratégia de desenvolvimento da Porsche e da evolução das atividades de ensaios de veículos da indústria automóvel como um todo”.

Ao longo da sua história, o Centro de Testes de Nardò foi palco de ensaios de grande importância, com vários registos de recordes batidos. Um deles foi estabelecido pela Koenigsegg para o seu CCR, que atingiu os 388 km/h de velocidade máxima, a maior alguma vez atingida por um modelo de produção em série naquele local. Porém, o recorde na pista de Nardò está na posse da Mercedes-Benz, com uma velocidade máxima de 403.978 km/h obtida pelo concept C111-IV a 5 de maio de 1979.

Hoje em dia, já é possível testar as atuais e futuras tendências na evolução automóvel, por exemplo: o comportamento dos veículos elétricos com carregamento rápido, as últimas tecnologias de assistência à condução, os serviços conectados ou a condução autónoma.
Por seu turno, Antonio Gratis, Diretor executivo do Centro de Testes de Nardò, recordou que o processo de evolução das instalações de testes de Nardò é um processo contínuo. “O objetivo passa por dotar os nossos clientes da capacidade de ensaiar soluções de mobilidade para o futuro. Temos várias extensões e renovações planeadas para o futuro. Além disso, queremos promover o crescimento do ecossistema local com outros desenvolvimentos”.

O Centro Técnico de Nardò, com mais de 20 pistas e instalações e uma área total de mais de 700 hectares, tem 90 marcas do universo automóvel entre os seus clientes e já emprega mais de 150 pessoas. Foi fundada em 1975, com a construção da famosa pista circular, e oferece várias soluções para efetuar testes em todas as fases concebíveis de desenvolvimento. O anel de velocidade, com 12,6 km de extensão, é único no mundo e foi construído para pesquisa e desenvolvimento já que permite testar veículos em condições extremas de utilização.

Desde 2012, o centro de testes automóvel tem estado a cargo da Porsche Engineering Group GmbH, uma subsidiária detida integralmente pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Estugarda.

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