Com os médicos na linha da frente da ‘guerra’ contra o Covid-19 nos hospitais, a Free Now, plataforma de mobilidade europeia, lançou uma frota com uma tarifa especial e exclusivamente dedicada a todos os profissionais da área da saúde.

Apelidando essa tarifa de ‘Táxi Herói’, a intenção é facilitar a deslocação dos profissionais de saúde neste momento delicado em que as restrições de mobilidade são maiores. A tarifa é válida para diversos profissionais ligados à área, seja médico, enfermeiro, auxiliar, segurança, administrativo ou outra qualquer profissão da saúde.

Para esses, a Free Now coloca à sua disposição um serviço com mais de 150 veículos – os Táxis Heróis –, em Lisboa e no Porto, por um valor 40% abaixo do habitual. Além disso, a Free Now não irá cobrar qualquer comissão em todas estas viagens, servindo o valor para assegurar um mínimo de compensação para os motoristas de táxi que nesta altura atravessam também um período difícil, com a diminuição drástica das deslocações.

“Esta é a nossa forma de contribuir e de agradecer a todos os profissionais de saúde que têm sido incansáveis, que diariamente lutam por todos nós e que continuam a precisar de se deslocarem para os hospitais e unidades de saúde. Acreditamos que este serviço é uma forma de facilitar essa deslocação, que pode assim ser feita com maior conforto e segurança. Tudo isto, só é possível porque contamos com a colaboração dos motoristas de táxi, que nestas alturas de crise sempre se demonstraram solidários, os quais também olham para esta iniciativa como uma forma de agradecer o espírito de entrega e sacrifício destes profissionais”, afirma Sérgio Pereira, responsável da Free Now em Portugal.

A plataforma adianta ainda que todos os táxis, sejam ou não parceiros neste momento, podem aderir ao novo serviço solidário, tendo, para isso, apenas de entrar em contacto com a Free Now.

Por outro lado, a saúde dos motoristas e a limpeza dos veículos não será descurada. Os táxis que fizerem parte desta frota especial vão passar por um processo de desinfeção e será colocada uma divisória entre o passageiro e o condutor, uma medida que procura assegurar viagens mais protegidas e que seguem as recomendações da Direção Geral da Saúde.