Delineando os seus planos para os próximos anos, a BMW anunciou o reforço da aposta na eletrificação e a introdução de uma tecnologia inovadora para os seus Plug-in híbridos que fará com que esses automóveis entrem automaticamente em modo elétrico assim que entram em zona de zero emissões nas cidades.

A informação foi adiantada pela marca bávara a propósito da sua estratégia global de nova geração, apropriadamente denominada #NEXTGen, ao abrigo da qual a aposta da BMW nos modelos eletrificados é reforçada, com a proposta de lançamento de 25 modelos já em 2023, ou seja, dois anos antes do anteriormente indicado (2025). De acordo com o CEO da BMW, Harald Krüger, as vendas de veículos elétricos deverão crescer cerca de 30% em cada ano, sendo este o ponto de partida para a massificação dos veículos elétricos.

A marca acelera a sua faceta eletrificada para responder aos limites de emissões poluentes cada vez mais apertados na União Europeia (UE), com mais de metade daqueles 25 modelos a serem 100% elétricos.

Além disso, outra funcionalidade digna de registo para baixar os níveis de emissões poluentes nas cidades passa pela tecnologia denominada eDrive Zones, que automaticamente passa a motorização dos Plug-in híbridos para modo 100% elétrico dentro das ‘zonas de emissões zero’, colocando de parte o motor de combustão interna. Com recurso a dados de navegação, a tecnologia poderá detetar a entrada em zonas de emissões zero e assim ativar o modo elétrico de forma automática.

Este sistema será proposto de série em todos os modelos PHEV a partir de 2020, com a BMW a demonstrar a sua confiança de que esta tecnologia permita aos Plug-in híbridos dispor dos mesmos benefícios que os elétricos nas cidades se estas decidirem apertar a malha das emissões. A marca dispõe de uma frota de veículos em teste para este sistema na Holanda, procurando otimizar o seu funcionamento em condições reais em colaboração com a cidade de Roterdão e a universidade local.

Ponto por ponto: uma aplicação permite converter os quilómetros conduzidos em modo elétrico em pontos para rebater posteriormente.

Além disso, será proposta ainda uma aplicação em que a condução em modo elétrico nos PHEV dá azo a uma competição por pontos através da aplicação BMW Points, que funciona como um fator motivacional para a adoção de condução mais ecológica. Ao abrigo desta, os quilómetros conduzidos em modo elétrico são convertidos em pontos, que podem depois ser rebatidos em carregamento da bateria na rede Charge Now, por exemplo. A médio-prazo, estão previstas funcionalidades nos serviços Share Now e Park Now. Este sistema de pontos estará também disponível nos carros da marca com o sistema eDrive Zone através da BMW Connected Drive Store 2020.

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