A Toyota aliou-se à Tamiya, uma conhecida empresa de modelismo e carros telecomandados, para produzir um vídeo em que a força dos pequenos modelos R/C fica bem patente. Isto porque o vídeo procura responder à dúvida: será possível um lote de pequenos carros controlados à distância rebocar uma pesada pick-up Hilux da Toyota.

A Hilux em versão topo de gama 2.4 D-4D tem um peso bruto de 3.200 kg e um binário de 400 Nm às 1.600 rpm, pelo que as suas dimensões revelam-se um enorme desafio para os 15 pequenos Hilux Bruiser 4×4 telecomandados com apenas 3,2 kg de peso em escala 1:10 e 23,2 Nm de binário cada um, valor obtido a partir de um motor elétrico, associado a sistema de tração integral (daí a denominação 4×4). Com transmissão de três velocidades e amortecedores, tal como um carro verdadeiro, estes ‘brinquedos’ são já muito competentes.

Na prática, os 15 modelos pequenos geram 348 Nm de binário, tendo sido esse o valor que os criadores desta manobra entenderam ser o necessário para rebocar o Hilux grande em terreno plano. Cada um dos Bruiser contou, no entanto, para maior tração, com um lastro adicional de 1 kg no compartimento de carga.

Para comandar os pequenos ‘monstros’, foram chamados 15 especialistas, que trataram de unir os seus esforços para movimentar o veículo real, no qual estava um condutor. Para que a Hilux se pudesse movimentar, a caixa foi colocada em ponto morto (N).

Mas não é caso único, nesta espécie de comparação entre ‘David e Golias’. Também existem mais vídeos lançados pela Toyota que promovem esta ‘amizade’ entre o carro em ponto pequeno e o seu correspondente real. Aqui, surge a mostrar as suas competências na lama…

Mas também demonstra como é ágil a imitar o Hilux grande a rebocar um Toyota GT86, rebocando igualmente um modelo à escala.

a carregar vídeo